* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 7 de março de 2015

Eduardo Cunha recebeu dinheiro da Bradesco Saúde na campanha e agora impede CPI dos Planos de Saúde - tá explicado!...






por Ivan Valente, no Feicebuq




Vergonhosamente, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), vetou a constituição da CPI dos Planos de Saúde (*). Em apenas um dia, o deputado Ivan Valente (PSOL/SP) coletou 201 assinaturas de parlamentares pedindo a CPI para investigar as irregularidades e abusos praticados pelos planos de saúde – que transformaram a saúde em mercadoria.

A alegação do presidente foi que a CPI não tem foco. Ou seja, ele desprezou a quantidade enorme de queixas nos Procons, com mais de 80% dos casos revelando ilícitos contratuais das operadoras. Desprezou ainda as práticas abusivas cometidas pelas empresas contra médicos e demais trabalhadores da saúde, além de outras dezenas de reclamações sobre procedimentos, baixa remuneração, aumentos abusivos acima da inflação, violação de autonomia legal dos profissionais de saúde para obter mais lucros com menos serviços e adiamento indeterminado dos processos – que na Justiça os consumidores ganham em 88% dos casos. Num universo de pelo menos 50 milhões de cidadãos prejudicados por esta conduta, Eduardo Cunha diz que a CPI não tem foco.

Os motivos de Eduardo Cunha, na verdade, são outros. Ele precisa explicar porque, como relator da Medida Provisória 627, fez uma emenda anistiando multas dos planos de saúde em 2 bilhões de reais. Ou seja, de cada mil multas, as empresas pagariam apenas vinte. Que beleza para os comerciantes da saúde!Dilma acabou vetando o dispositivo.

Agora, na prestação de contas ao TSE, o deputado Eduardo Cunha declarou ter recebido 250 mil reais da Bradesco Saúde. E o Código de Ética Parlamentar é bem claro no seu Artigo 5º “Atenta contra o decoro relatar matéria de interesse específico de pessoa que tenha contribuído para campanha eleitoral”.


Nota (*)  - isso foi 3 dias antes de ser arrolado no listão do Petrolão.

Um comentário:

  1. Prezado,
    Esse elemento já participou de uma marotagem numa Sessão da Câmara, ainda como Deputado sem coroa.
    O assunto em votação era das Leis dos Portos ou Royalties de Petróleo.
    Na votação, alguém teve a curiosidade de ler até o final do que estava em votação, e lá, ENFIADO , uma emenda ou sei lá o nome do troço, em que ele propunha, PASME, o FIM DAS PROVAS DA OAB. Vê se tem cabimento uma desgraça dessa,E o tranqueira não admitia retirar, atrasou a votação, o diabo Eu não o conhecia, mas passei a vigiar melhor.
    Agora vê se dá para aguentar : HOJE é o SEGUNDO NA LINHA SUCESSÓRIA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. (Primeiro é o Vice - Michel Temer).
    Pelo menos aprendi naquele dia, uma expressão interessante : Um deputado chamou a malandragem de "colocaram um JABUTI", (como se sabe é bicho que não sobe em árvore) e ainda citou um ditado popular, mais ou menos assim : "Jabuti em cima de árvore, das duas uma, ou é obra de enchente, ou claro, tem mão de gente".
    Esperar o que de gente desse naipe, que anda com Jabutis na manga do paletó?

    ResponderExcluir