* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ecologia, ecologismo, alhos e bugalhos



por Marcos Antonio Camargo Ferreira, no HiperNoticias


O ecologismo é uma ideologia, às vezes política, às vezes por pura paixão, surgida com a percepção do uso dos recursos dos naturais, de forma a contrariar a definição de sustentabilidade ...

O meio ambiente ou só meio, ou só ambiente é usado para denominar o conjunto de condições naturais ou artificiais, leis naturais ou criadas para definir normas sociais, influências de ordem física, química e biológica, que interferem na vida em todas as suas formas. Normalmente confundido com ecologia ou desenvolvimento sustentável e às vezes até com campanhas publicitárias com ações como reciclagem…

O Desenvolvimento Sustentável, embora tenha concepções anteriores, ficou definido pela Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, como “aquele capaz de atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer o potencial de suprir as necessidades das gerações futuras”.

A ecologia, não tem nada a ver com reciclar latinhas ou plantar árvores… Ecologia é uma Ciência. De um modo geral, seu objetivo é estudar as relações que ocorrem no meio ambiente, sejam ela entre seres vivos (indivíduos, comunidades, populações, metapopulações etc) e o ecossistema. Ecologia é diferente de ecologismo.

O ecologismo é uma ideologia, às vezes política, às vezes por pura paixão, surgida com a percepção do uso dos recursos dos naturais, de forma a contrariar a definição de sustentabilidade que vimos anteriormente. O Ecologismo propõe ações considerando o meio ambiente como foco central destas ações ao invés de colocar o ser humano em primeiro plano (antropocentrismo). Então, aqui é que entram as campanhas de reciclagem de latinhas, se acorrentar a uma árvore para evitar seu corte, o ataque a navios baleeiros para evitar a caça a baleias, entre outras ações.

Todavia em alguns casos de ecologismo parecem hilários… Certa vez, vi uma cidade que por ocasião do natal, foi toda enfeitada com árvores de natal construída de garrafas de PET (Politereftalato de etileno). As árvores haviam sido construídas por alunos das escolas públicas, em uma excelente campanha de educação ambiental. Todavia, esta campanha foi patrocinada pela empresa de refrigerante, que vendeu mais refrigerante devido à necessidade de matéria prima para construções das tais árvores… Passado o natal… Mais lixo gerado.

Conforme alguns pesquisadores da Educação Ambiental, muitos professores ainda veem a educação ambiental apenas como um conjunto de atividades relacionadas com a ecologia. Para estes pesquisadores a Educação ambiental, deveria ser encarada como uma “filosofia de condução da prática da educação, que contribua para o alcance da cidadania plena” tornando se um processo de educação que não vise só à utilização racional dos recursos naturais, mas a participação dos cidadãos nas discussões e decisões sobre a questão ambiental.

Campanha semelhante ocorreu recentemente na capital do país, onde uma grande indústria de refrigerantes propunha que os consumidores doassem suas garrafas pet (apenas da marca) para a construção das arquibancadas do Estádio Nacional, uma forma de estimular consumo sob o pretexto de ter contribuído com a construção do estádio.

Embora importantes, essas, são questões menores. O fato principal quando se propõe comemorar o dia do meio ambiente, se dá em função na verdade não da exaltação do próprio meio ambiente, mas sim de chamar atenção para a sua degradação.

A emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis e desmatamento é amplamente relatada, mas o IPI para compra de automóveis vai ser zero, e este ano, apenas uma única montadora de uma única marca colocará 250.000 novos carros nas ruas e, além disso, vamos bater novos recordes na safra. Então… Não se trata de dificultar a agricultura ou de parar de fabricar carros e de todas as demais atividades que executamos diariamente, mas de buscar alternativas para que reduzir seu impacto sobre o meio, evitando a degradação ambiental.

A degradação ambiental é o conjunto de processos resultantes de danos no meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais.

Desta forma, quando se propõe reduzir o desmatamento, reduzir emissões, reduzir consumismo, na verdade estamos propondo a redução de consumo de recursos, com objetivo muitas vezes, de manter a capacidade que o planeta tem de suportar a vida humana. Por que, mesmo que o planeta não tenha capacidade de suporte para a vida humana, o ambiente e muitas outras formas, mesmo de uma forma diferente, continuarão a existir. Na maioria das vezes é a visão antropocêntrica que prevalece, até no meio dos ecologistas…

Então… Não se trata de cuidar de um planeta, trata-se de cuidar de nossa casa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário