* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Holandês devolve prêmio que ganhou de Israel depois de perder parentes em Gaza



pescado no jornal GGN - com info do Estado de São Paulo


Em 2011, o advogado holandês Henk Zenoli recebeu um prêmio de Israel por ter salvo um garoto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. No mês passado, Zenoli devolveu seu prêmio perder seis parentes em um bombardeio israelense à Faixa de Gaza. 
 
Henk Zenoli recebeu o prêmio com sua mãe, Johana Zanoli-Smit, por ter escondido Elhanan Pinto, com 11 anos, dos nazistas durante a guerra. Sua sobrinha neta, a diplomata holandesa Angelique Eijpe, é casada com o economista palestino Isma’il Ziadah, e, no dia 20 de julho, a casa da mãe de Ziadah foi atingida por um bombardeio, matando ela, três irmãos, uma cunhada e um primo de Ziadah.
 
Ao saber da tragédia, Zanoli devolveu a medalha e o certificado do prêmio Virtuoso entre as Nações ao governo israelense. Em carta ao embaixador de Israel na Holanda, Haim Davon, Zanoli escreveu que "Dado o nosso histórico é particularmente chocante e trágico que, quatro gerações depois, nossa família sofra com o assassinato de nossos parentes em Gaza. Um assassinato conduzido pelo Estado de Israel. Os bisnetos de minha mãe perderam sua avó palestina, três tios, uma tia e um primo pelas mãos do Exército de Israel". 
 
"Para mim, continuar com essa honra concedida pelo Estado de Israel, nessas circunstâncias, seria um insulto à memória da minha corajosa mãe, que arriscou a vida dela e dos filhos contra a opressão e pela preservação da vida humana. É também um insulto à minha família que, quatro gerações depois, perdeu nada menos que seis membros em Gaza pelas mãos do Estado de Israel".
 
Ele disse, ainda, que não ficaria surpresos caso os ataques contra a Faixa de Gaza resultassem em condenações por crimes contra a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário