* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A culpada do 7 x 1 é a Globosta




adaptado de um texto do Nassif em em seu blog


Se realmente quiser melhorar o futebol aqui neste Bananal, a Rede Globo terá que perder poder no esporte. Para início de conversa, me expliquem os seguinte pontos:

a) que merda é essa  de técnico da seleção ter assessor de imprensa pago pela emissora?...
b) por que cargas d’água um boçal como esse Luciano Huck pode me parar treino da seleção nacional no meio para fazer quadro do seu programa?...
c) e essa sacanage de jogo do campeonato brasileiro começas às 10 e meia para ñ influenciar na novela globóstica?..
d)...
...
n)

Então, além de  a gente ter que lidar com essa politicália corrompível nesta Terra papagalis o nosso fútból também sofre por essa maldição globóstica... senão vejamos:

As grandes redes de TV foram criadas a partir de suas as grades de programação, planejados os grandes eventos, como âncoras centrais da audiência. No caso da Globo os eventos consolidadores foram o carnaval carioca e o futebol, pavimentando o caminho das novelas e do Jornal Nacional.

Depois, avançariam nos demais aspectos dos grupos de mídia alinhados (PIG).

É facil entender que  em um grupo de mídia, a relevância do jornalismo é diretamente proporcional à audiência total; e a audiência depende fundamentalmente desses eventos âncora. Por isso mesmo, foi o futebol que garantiu o prestígio e a influência do jornalismo.

Mas vamos avançar agora pra sociologia do crime, e devemos nos lembrar que, para conseguir o monopólio de ambos os eventos (carnaval carioca e fútból), a grande Globo precisou negociar, numa ponta, com os bicheiros que dominavam a Associação das Escolas de Samba do Rio; na outra, com os cartolas que desde sempre dominavam a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), desde os tempos em que era CDB (Confederação Brasileira dos Desportos).

Graças ao submundo dos bicheiros e cartolas, a Globo venceu a competição na radiodifusão. E graças à Globo, bicheiros e cartolas conquistaram um enorme poder junto à superestrutura do Estado brasileiro no tempo da micada, um extraordinário jogo de ganha-ganha em que o sistema bicheiros-Globo e cartolas-Globo ganharam uma expressão política inédita e uma blindagem excepcional. Ainda mais se se considerar que o primeiro setor vive da contravenção e o segundo está mergulhado até a raiz do cabelo nos esquemas internacionais de lavagem de dinheiro, através do comércio de jogadores.

Aí a matriz de responsabilidades começa a ficar um pouco mais clara.


Então está (um pouco) explicado porque a Globo tem que ser destruida como a Bastilha francesa?...

Um comentário:

  1. Sobre o jogo... It's just a fucking game!

    A Globo fica agora procurando culpados, fazendo valer ao máximo os direitos de transmissão. Politicamente, eles não tem a credibilidade nem da esquerda nem da direita. Este é o fato novo, notório.

    ResponderExcluir