* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

domingo, 20 de abril de 2014

SABESP - da falta de água ao lucro



por R D Maestri, comentarista no blog do Nassif

Há três anos assisti uma palestra, no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, de um deputado de um dos cantões suíços sobre saneamento. O governo do cantão emprestava e empresa pública de saneamento a juros NEGATIVOS para estimular investimentos nesta área, ou seja, num país extremamente desenvolvido, sem problemas de saneamento ambiental e altamente capitalista, seus governantes acham que investimento em saneamento merece incentivos públicos!

Agora vejamos o caso de São Paulo, após a criação da Sabesp saneamento básico parece ser um dos negócios mais rentáveis e seguros do Brasil (baseado em tarifas sem concorrência e compulsórias). Para ilustrar com dados concretos podemos olhar os últimos lucros líquidos da Sabesp:

1,63 bilhão em 2010

1,22 bilhão em 2011

1.9 bilhão em 2012

1,92 bilhão em 2013

Detalhando melhor com o balanço da Sabesp em 2013 divulgada pela própria empresa ....para uma receita operacional líquida de R$10.737,6 milhões em 2013 há um lucro líquido de R$1.911,9 milhões o que representa um lucro líquido em relação a receita operacional da empresa (contas de água e esgoto) de 17,8%!

Pelo histórico, pode-se ver que estes lucros se sucedem ano a ano, ou seja em 5 anos o lucro líquido atinge o faturamento da empresa.

Se querem saber os motivos de falta de água em São Paulo não é necessário grandes conjeturas é só analisar os balanços e ver que há uma falta de investimento em detrimento do consumidor.

Todos os paulistas ficam horrorizados quando pensam se a roubalheira do Metrô é ou não real, porém deixam passar algo que não necessita investigações, a sobretaxa das contas de água e esgoto ou a falta de investimento da empresa.

Isto é um escândalo que supera em muito toda a roubalheira do metro.

E os paulistas continuam votando no PSDB e depois dizem que são os nordestinos que não sabem votar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário