* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mídia Ninja

O programa Roda Viva, tudo leva a crer, vai se consolidar como roda-morta em curto espaço de tempo. Eu já deixei de assistir a essas entrevistas há muitos anos com a tucanização da TV Cultura. Mas as vezes surge uma surpresa e na ultima 2ª feira foi um caso desses.

A entrevista foi com Pablo Capilé e Bruno Torturra, do movimento Mídia Ninja. Esses dois deram um surra de chinelo  e uma aula de comunicação para uma bancada que parecia atordoada e sem conseguir entender o que está acontecendo por fora das corporações da velha midia babana da qual a maioria deles vem. Por parte de alguns dos entrevistadores, o espetáculo foi deprimente, com raras excessões quase que só do mais ancião deles, o Alberto Dines

Os entrevistadores trataram de pautar que tudo que acontece por fora do mercado tradicional só pode ter algum vínculo com grupos políticos e tem algo de suspeito. Foi esse o recado que a turma dos jornalistas representando seuspropprietários tentou mandar pra audiência. Mas a banca da oligarquia foi desmoralizada na tese com respostas tranqüilas e equilibradas de Torturra e Capilé.

Suzana Singer teve que engolir seco e ver Capilé relembrando uma coluna dela como ombudsman da Folha chamava a atenção para o fato de o jornal não citar o PSDB num escândalo.

Mário Sérgio Conti também ouviu, quase que tossindo, Torturra dizer que a TV Cultura também não é aquele exemplo de independencia,  até porque nunca tratou com transparência o caso da demissão de Heródoto Barbeiro. Pra quem não lembra, Heródoto foi demitido a pedido de D. José I o Almirante do Tietê.

Eugênio Bucci foi melancólico de tão mal. Quando se viu perdido passou a fazer perguntas tão longas que parecia querer se auto-entrevistar, com sóem ser os mediocres. Falou do governo federal, mas não citou, por exemplo, os gastos do governo do seu Estado, São Paulo. Aliás, ele sempre se esquece desse “personagem” quando trata do assunto. É notório que proporcionalmente o governo do estado de São Paulo gasta muito mais com publicidade do que o governo federal.

A entrevista foi uma demonstração de como o jornalismo tradicional envelheceu algumas décadas nos últimos anos. Foi triste de ver. Mas ao mesmo tempo também foi feliz, pois tem coisa nova no ar. E o jornalismo não precisa  mais ser refém da turma do mesmo de sempre. Hoje se observa gente que acredita na reinvenção, como os dois entrevistados claramente demonstraram.

O video abaixo tem o programa inteiro, que vale muito a pena ser assistido, pois traz uma lufada de inovação, e nos dá um vetor de para onde as coisas andam. Nem tudo está perdido... só o Roda-Morta, com seu novo apresentador!...

3 comentários:

  1. Mais um texto a respeito: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/317961_MENOS+HIPOCRISIA+NA+CULTURA+POR+FAVOR+

    Neste caso a postura "neoliberal" é a melhor. Governo *não* *tem* *de* *ter* *canal* *de* *TV*, em particular Executivos. Qual o sentido de governo estadual ter canal de TV? TV Senado/Câmara ainda tem uma justificativa remota, mas TV Justiça e TVs estaduais...

    No fim a Cultura incomoda mais porque é a única que tem audiência um pouco acima do zero absoluto.

    Enquanto eu tinha parabólica, pegava até uma TV do Paraná, carinhosamente apelidada por um amigo de esquerda de "TV Requião". Só passava esquerdismos, claro. Acho que eu devo ter sido o único que assistiu mais que 5 minutos deste canal, a qualquer tempo. Agora a coisa modernizou aqui, a BUD (Big Ugly Dish) foi pro ferro-velho e com ela boa parte das TVs bizarras.

    E espero que ninguém se iluda que a "TV Brasil" seja coisa diferente. Simplesmente pegaram a TVE do Rio, mudaram o nome e pintaram a chapa de um branco mais puro. E acabaram com um excelente programa que a TVE tinha, o "Espaço Público": http://epx.com.br/logbook/entries/espacopublico.php

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100% com vc no que se refere a TVE chapa branca e proincipalmente no que se refere ao programa "Espaço Publico", do qual eu gostava bastante tbm... tinha uns comentaristas muito feras lá... Vou reproduzir seu arrazoado do link aqui no blogzinho da indiarada... :)

    ResponderExcluir