* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como a Globosta está asfixiando o cinema nacional

adaptação botocuda de texto de Paulo Nogueira, em seu Diário do Centro do Mundo

Papel predador da Globofilmes no cinema brasileiro. No vídeo ao final desse post o ator Caio Blat fala sobre o papel predador da Globofilmes no cinema brasileiro. O órgão que deveria coibir ações nocivas desse naipe, de monopólios, é o Cade, mas este se torna simplesmente inoperante quando se trata da Globo.

Sintetizarei o golpe aqui, tal como narrado calmamente por Blat:

  • Se você não fecha um contrato com a Globofilmes para a distribuição do seu filme, as mídias da Globo se fecham para você: Tevê, jornal, revistas, internet da Globo lhe negam totalmente qualquer minimo trabalho de divulgação.
  • Então você é forçado a fazer (o contrato com eles), no que a Globo coloca você no Jô, no Serginho Groisman, no Vídeo Show, Faustão, Ana Maria Brega e seu papagaio plástico, etc.
  • Ótimo. O detalhe é que sua ida àqueles programas é cobrada como se fosse publicidade -Mercham, o que é ainda mais caro que a propaganda convencional além do que se trata de enganar o espectador como se fosse matéria jornalistica ou de interesse geral.
  • Ato contínuo, a Globofilmes se “ressarce” do investimento fictício na bilheteria.Ela investiu quanto? Zero. Qual o custo de encaixar um diretor ou ator de um filme num programa da própria Globo? Nenhum, se descontarmos coisas subjetivas como a conversa com Jô Soares, por exemplo.Mas a fatura vem, como conta Blat. E pesada. Acontece o seguinte: quem ganha, essencialmente, é apenas a Globofilmes, ou a Globo.
Para produtores é um negócio cruel.

Há, neste história, uma terrível injustiça, um comportamento que é a negação do capitalismo que a Globo, à luz do sol, tanto prega para, nas sombras, fazer tudo para extorquir os que têm a infelicidade de viver sob seu monopólio deletério. O poder da Globo de fazer coisas malévolas com tem que ser combatido, em nome do interesse público.

Há que quebrar um monopólio que acaba dando em coisas como a Globofilmes. Não enfrentar esse drama nacional, como sucessivos governantes fizeram, incluídos Lula e Dilma, é uma ação de lesa pátria.

NOTA - O vídeo a seguir tem uma falha de edição e fica mudo no minuto 04:25. Na verdade termina ali, pois começa a exibir as imagens iniciais novamente sem som. Portanto toda a mensagem está na primeira parte com audio normal até o minuto citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário