* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O que está por vir...




por Militante, comentarista do blog do Nassif


Não se preocupe, Andy. O mais provável é que você não esteja aqui para ver o fim do capitalismo. Neste ponto, posso mesmo te tranquilizar. O que sucederá ao neoliberalismo muito provavelmente não será o socialismo, e sim a barbárie fascista. 

O planeta, caso você ainda não tenha se dado ao trabalho de observar, é finito. Seus recursos - não só a energia - estão simplesmente se esgotando. A acumulação capitalista - o motor do sistema - tornar-se-á progressivamente mais difícil, mesmo que se intensifique a despossessão das classes subalternas em todo o mundo. Podem desmontar as fábricas na China e levá-las para o Congo ou para o Níger, restabelecer a escravidão por dívida, façam o que quiserem.
Sabemos que o pior está por vir. Os EUA estão se transformando rapidamente no Estado mais obscuro e mais aterrador que jamais existiu. O que restava das liberdades individuais no país explodiu juntamente com as bombas de Boston. O país responde sozinho por 43% das despesas militares do planeta. A China, por comparação, responde por 7%. É claro que esse poderio não irá repousar nos arsenais para sempre. O complexo industrial-militar que aterrorizava Eisenhower em seu tempo hoje é definitivamente incontrolável. Ainda veremos revoadas de drones assassinando paquistaneses, afegãos e em breve sírios, iranianos, eritreus, congoleses, berberes e quantos povos mais tiverem a infelicidade de viver sobre os recursos que restarem, ou oferecer qualquer obstáculo ao avanço imperial sobre estes. A doutrina da guerra sem fim se mostrará, cada vez mais, em sua verdadeira e horrenda grandeza.
Felizmente, Ho Chi Minh nos ensinou que os impérios podem ser muito poderosos, mas não são imbatíveis. Muitos de nós pereceremos na longa noite que se avizinha. Mas não tenha dúvida: a Humanidade resistirá e vencerá o fascismo novamente. Um outro mundo, onde o homem seja amigo do homem, é possível, necessário e inexorável. Ou bem o alcançaremos, ou teremos falhado como espécie digna de permanecer neste planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário