* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A lavanderia do mercado de arte



por Charlie, leitor comentando no blog do Nassif

Alguém aí já ouviu falar em lavagem de dinheiro?
Funciona assim: eu tenho dinheiro sujo, que ganhei com tráfico de drogas, armas, escravas, desvio de verbas públicas, etc; preciso esquentar essa grana. Compro uma escultura, quadro ou obra de arte qualquer; deixo-a em exposição para venda em alguma galeria, ou entrego a algum leiloeiro, fixando um preço muito superior ao que ela vale (e quem é que sabe quanto vale uma obra de arte? como aferir seu valor? o que é lixo para uns é arte para outros, e vice-versa); depois, mando algum laranja ir lá "comprar" a peça. O sujeito paga (com meu dinheiro sujo, que passou para suas mãos sem registro ou rastro), o leiloeiro ou galeria descontam sua comissão e depositam a grana limpinha na minha conta.
Se a Receita perguntar de onde veio aquela grana que entrou em minha conta, respondo: "vendi uma obra de arte".
Se a polícia perguntar "vendeu para quem?", respondo: "Não conheço, pergunte ao leiloeiro ou à galeria".

2 comentários:

  1. Já sei o que fazer com as pinturas que meu filho faz na escolinha :)

    ResponderExcluir
  2. Postei esse comentário do cara por achá-lo interessantinho, mas está extremamente simplificado... mas é por ai que as lavagens são feitas, de maneira muito simples. Outros caminhos seriam outros ativos de difícil quantificação: pecuária, cavalos de raça, postos de gasolina deficitários, e por ai vai...

    ResponderExcluir