* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 24 de novembro de 2012

Porque hoje é sábado: As musicas do Cine Brasil




Durante a década de 1950 e 1960 o programa máximo nos finais de semana em São Bento do Sul eram as seções de cinema no Cine Brasil. Para anunciar as suas seções havia um alto-falante, daqueles em formato de cone, instalado bem no topo do prédio do cinema, que reproduzia  musica aproximadamente uma hora antes das seções  programadas, o que nos sábados era sempre a partir das 19:00 horas. A musica era ouvida em todo o centro da cidade.

Acontece que os caras aparentemente tinham só um disco, de musica orquestrada, e que sempre repetiam... anos a fio. Na época chegava a enjoar, mas hoje, várias gerações depois, acaba batendo um saudosismo. Pelo menos eram peças de qualidade.

O disco que tocavam invariavelmente era um da orquestra de Billy Vaughn, com o titulo no Brasil de “Crepúsculo”, que selecionei duas musicas das mais executadas, a guisa de matar a saudade e como registro para as gerações mais novas:










OBSERVAÇÃO: Na foto que ilustra este post, de 1947, ainda não parece o alto-falante no topo do prédio, que permite supor que foi instalado mais tarde. O disco de Billy Vaughn é lançamento no Brasil de 1959/60, também... 

3 comentários:

  1. Passei na frente dele esses dias. Vi que está pintado... mas funciona como cinema?

    ResponderExcluir
  2. Foi reformado (depois de uma novela longa) e está sendo usado para atividades culturais diversas, mas como cinema ainda não. Ouvi uma fofoca de que a prefeitura estaria para fechar um contrato de 3ºrização e de cessão para a iniciativa privada a guisa de se reativar o cinema. As informações a esse respeito são contraditórias, mesmo porque o atual prefeito ñ conseguiu se reeleger e está em fim de linha. Além do mais, o equipamento de projeção é bastante antigo (marca Carl Zeiss) e certamente deve estar deteriorado e sem condições. Se alguém assumir essa função teria que dispor de equipamento moderno.

    ResponderExcluir
  3. E vai ter que arranjar um disco de Billy Vaughn, um alto-falante de cone e uma Victorola... hehehe

    ResponderExcluir