* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Você se indigna mais com corrupção ou com sonegação?



por José Antonio Meira da Rocha, no blog O Homem que Calculava


corrupção impacta em 2% (dois por cento) nosso PIB, segundo pesquisador da Fundação Getúlio Vargas. Para um PIB de 4 trilhões de reais, isto é um prejuízo de 80 bilhões de reaisPara a FIESP, a corrupção dá prejuízo de 70 bilhões de reais.

Já a sonegação atinge um volume de um trilhão de reais. Divididos em cinco anos (que é o prazo para uma dívida caducar), temos um prejuízo público de 200 bilhões de reais por ano.

Por que, então, a maioria das pessoas (como você, por exemplo) se indigna tanto com a corrupção, mas não com a sonegação? Por que se organizam passeatas contra acorrupção, mas não contra a sonegação, que é 3 vezes pior?

Por que a FIESP monta uma impostura como o impostômetro, mas abriga os maiores sonegadores do país?

Você reclama da fila do SUS, como exemplo do que o governo não faz com os impostos. Mas o atendimento do SUS -- apenas uma das múltiplas faces do maior programa de saúde universal do mundo -- é uma obrigação do município. Você pede todas as notas fiscais, cujo imposto vai para o município? Inclusive em bares, médicos e dentistas?

Você se indigna com políticos corruptos, mas compra produtos contrabandeados ou sem nota fiscal?

Então, indigne-se com você mesmo. 

4 comentários:

  1. Os problemas na verdade são conexos: + cidadania, - sonegação, + cobrança em cima do governo. Duvido nosso governante típico vá sentir-se confortável com mais cobrança mesmo com a melhora nas outras variáveis...

    Outros pontos, um menor e um maior:

    1) A estimativa de 1 trilhão é um chute, e muito provavelmente inclui elisão fiscal, que não é crime, mas que todo aquele que joga no time do governo tende a enxergar como a mesma coisa;

    2) O maior erro é achar que o custo da corrupção sai a preço de custo. Perdem-se 80 bilhões, o que parece pouco, mas deixam-se de ganhar 800 -- porque cria um ambiente de insegurança e baixo moral.

    ResponderExcluir
  2. E perdoe-me a franqueza, mas este argumento de que "corrupção é peanuts" é argumento de mensaleiro.

    Aliás, todos os mensaleiros disseram que não praticaram corrupção, mas apenas caixa dois (ou seja, sonegação!).

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de "mensaleirismo" é um DEUS EX MASCHINA!...

    ResponderExcluir
  4. Mas concordo com vc Elvis, pintar que corrupção é "coisica-de-nada" é uma simplificação mal ajambrada.

    ResponderExcluir