* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Enxaimel




por Paulo Volles, no site Casas Enxaimel

O Enxaimel é uma antiga técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos ou estuque. A origem desta técnica é ainda muito discutida, chegam a afirmar da Itália, outros da Turquia e há milhares de anos. Também pelo fato de existir em várias regiões da Europa (até na Inglaterra) afirmam que não é possível determinar sua exata origem. O que é mais aceito entre os especialistas e construtores, é que o enxaimel assim como o conhecemos tem origem na Alemanha durante a idade média. É considerado a partir do momento que as casas deixaram de usar estacas enterradas no solo e passaram a usar fundamento de pedra ou alvenaria. Esta inclusive, foi influenciada pela ocupação romana na antiga Germania. A partir deste momento, as casas passaram a durar gerações e evoluir tecnicamente incluindo vários elementos estruturais e culturais. O fato é que na Alemanha está o maior número destas casas, cerca de 2 milhões de exemplares, possuí as mais antigas com até 800 anos e vários países onde o Enxaimel está presente eram países que foram em algum período de sua história ocupados por povos germânicos. Também é na Alemanha que a técnica foi mais desenvolvida. Normas foram documentadas, profissionais formados, ferramentas específicas desenvolvidas e inclusive as casas são construídas ainda nos dias de hoje.
    
 E para nós, o que é o enxaimel?

O Enxaimel é o principal legado [arquitetônico]  da colonização alemã [no Brasil]. É impossível ir à alguma cidade colonizada por alemães e não se admirar por estas charmosas casas. A complexidade de suas linhas de madeira encaixada e perfeitamente harmonizada com tijolos ou estuque carrega séculos de tradição e cultura.  Aqueles que sonham um dia ter uma não estarão simplesmente satisfazendo um desejo pessoal ou buscando um conforto maior. Estarão fazendo a sua parte na cultura, deixando um legado associado com seu nome. Cada casa é especial não somente pela forma como é construída. Após a montagem da estrutura, cada proprietário irá preencher e dar acabamentos conforme sua visão e identidade. Acrescentando ornamentos e até traços pessoais ou culturais dependendo de sua origem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário