* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Paradigmas e Paradogmas






Toda teoria é cinzenta”  - Goethe

Teoria é cinza sobre cinza”. - Hegel

“As variações da ciência dependem das variações das necessidades humanas, e os homens de ciência costumam trabalhar, quer queiram, quer não, consciente ou inconscientemente, a serviço dos poderosos ou do povo, que lhes pedem confirmação de suas aspirações.”
Rubem Alves - Filosofia da Ciência,  p. 150.

“Normalmente os cientistas não têm por objetivo inventar novas teorias e são, freqüentemente, intolerantes para com aquelas inventadas por outros. Ao contrário, a pesquisa científica normal tem por objetivo a articulação daqueles fenômenos e teorias que o paradigma proporciona. A ciência normal não busca novidades de fato ou de teoria e, quando bem sucedida, não encontra nenhuma” (Idem, p. 86, 114).
Rubem Alves - Filosofia da Ciência,  p. 158.

“A ciência é um fato social, como muitos outros, tais como religião, família, exércitos, partidos políticos: instituições que se organizaram em torno de certos problemas e estabeleceram regras para o seu funcionamento.”
(...) “Preconceito e resistência parecem ser mais a regra do que a exceção no desenvolvimento científico avançado.”
Rubem Alves - Filosofia da Ciência,  p.  160.

“A ciência, por mais pura que seja, é o produto de seres humanos engajados na fascinante aventura de viver suas vidas pessoais”  
Frederick Perls, et al. Gestalt Therapy. p. 24

 "Faço ciência para saber quanto de realidade consigo suportar". - Max Weber

Às vezes conhecimento científico da lugar a novas mitologias. A ciência nasce da ideologia. A ciência transforma a ideologia. A referência da ciência é a realidade objetiva - Pablo Lorenzano

“Tudo indica que antes do Rio+20, programado para meados de 2012, a Comissão Estratigráfica Internacional vai oficialmente proclamar que, desde o início da Revolução Industrial, no século XVII, entramos numa nova era geológica, o antropoceno, caracterizado por um forte impacto das atividades humanas sobre o porvir da Nave Espacial Terra”  Ignacy Sachs - Carta Capital, CartaVerde, p. 48, 28 de setembro de 2011.


Compilado por José Oswaldo Conti-Bosso em seu blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário