* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Morro do Amaral - RDS - Reserva de Desenvolvimento Sustentável



pescado no blog do Osman Lincoln

A tradicional comunidade de pescadores do Morro do Amaral a partir de agora pode regularizar a situação fundiária, acessar os serviços públicos e programas sociais. A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (3/4) a recategorização do local até então denominado parque. A Ilha Morro do Amaral agora é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), responsável pelo envio do projeto, comemorou a apreciação. “O passo seguinte da Fundema será formar o conselho gestor da unidade e contratar o plano de manejo já orçado em 350 mil reais”, explica o presidente Eni Voltolini.

“A colonização na Ilha do Morro do Amaral é muito mais velha do que a de Joinville”, destaca o morador Raul Sabino. Ele conta que os bisavôs já viviam na região. A comunidade poderá usufruir de programas de turismo de base comunitária e ter direito ao manejo dos recursos naturais. São 232 famílias tradicionais.

Em setembro passado a Fundema concluiu o levantamento da região, mas a equipe de parques e unidades de conservação trabalha no tema desde 2007. Nesse período, foram desenvolvidos estudos, levantamento de quatro sítios arqueológicos, tombamento da igreja como patrimônio histórico, oficinas e constantes reuniões com a comunidade.

A Fundema também fez consultas à Secretaria de Patrimônio da União e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para verificar a viabilidade da recategorização. Ambos deram parecer favorável para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).




NOTA DOS INDIOS BOTOCUDOS


Não tenho ciência do processo completo, mas pelo que se lê nesta nota uma coisa é certa: tem gente que está viajando legal... o que não se faz um tempo de eleição?!?!... Nada mais que um Greenwashing trap descarado!... é como o PhotoShop da foto. Só vai...

2 comentários:

  1. Pô, não sacaneia o Carlito do PT, ele tá tentando se redimir :)

    ResponderExcluir
  2. Nada haver, tio!... agora tá todo mundo "sustentável" e ambientalista. É o mote da vez nessa eleição... todos vão adotar a mercantilização da natureza... PSAs - Pagamento por Serviços Ambientais, como faz o prefeito aqui da nossa vila para se promover... queremos convencer ele agora a "ter a idéia" de pagar 21 centavos por km que cada sãobentense andar de bicicleta ao invés de usar o auto... talvez engula essa isca... hehehe

    ResponderExcluir