* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Documentário – 1ª Grande Guerra - Batalha de Verdun


Documentário muito bom (47:00 minutos – em 4 partes) sobre a 1ª Grande Guerra, mais especificamente sobre a Batalha deVerdun, entre fevereiro e outubro de 1916, que produziu quase 700.000 vitimas à França e a Alemanha, 260.000 mortos e mais de 400.000 irremediavelmente mutilados e perdidos.

Só encontrei essa versão em inglês no VocêTuba, mas mesmo assim,  quem entenda um pouco do idioma de Shakespeare, as imagens, quase todas da época, são muito boas. O documentário mostra até onde vai insensatez humana numa carnificina daquela magnitude em que não houve vencedores nem vencidos, só choro e ranger de dentes..


Parte 1 – Mostra os preparativos e tomada por parte dos alemães das primeira fortalezas ao redor da cidadezinha de Verdun


Parte 2 – novas armas, como as incendiárias dos alemães e a reação francesa reforçando enormemente sua posição. Isso permitiria depois a retomada de algumas posições perdidas anteriormente.


Parte 3 – mostra a entrada maciça de aviões na batalha e contra ofensiva francesa. Em Paris tudo normal: Paris continua uma festa!...


Parte 4 – virada francesa com auxilio de divisões britânicas. No fim, só morte e cadáveres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário