* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cracolândia - uma tragédia geral


por CarlosCarlos, no blog Bola & Arte

Antes de ontem eu fui à Cracolândia, região da cidade de São Paulo que está sofrendo uma repressiva ação policial, gravar uma vídeorreportagem pra TVT. A pauta era com missionários do projeto "Cristolândia", pertencente à Igreja Batista, que presta apoio aos usuários de crack da região e também com os próprios usuários.

A poucos dias atrás eu estava de férias, então vim acompanhando relativamente pela web essa situação... mas bastou eu ir lá pra ver que o clima está verdadeiramente tenso. Eu já estava gravando a matéria fazia mais do que meia hora, quando passou uma viatura que parou ao ver pessoas em situação de rua sentados na calçada em frente ao projeto. Os policiais saíram do carro e iam abordá-los, mas como o Padre Júlio Lancelotti, conhecido apoiador de pessoas em situação de rua, estava lá, eles voltaram para a viatura. Nesse instante a galera que vive na Cracolândia zuou os policiais, no sentido de dizer que eles afinaram por conta da presença do padre. Com isso os militares voltaram vorazes, ameaçando a paz no local. Em poucos minutos, o local estava cheio de viaturas. O Padre Júlio foi buscar um papel da defensoria pública que diz que as pessoas tem o direito de ficarem na via pública e não podem ser retiradas. Nesse momento, pus o microfone pro Padre Júlio falar e também pro policial, que repressivamente deu um tapa no microfone da TVT, mostrando como é o procedimento padrão da Polícia Militar do Estado de SP. No mesmo momento eu pensei: se a polícia faz isso em frente às câmeras, e sem motivo nenhum, imagine o que eles não fazem com essas pessoas que vivem na rua e não tem como se proteger na calada da noite??
Isso tudo somente reforça o que eu já sinto e acredito: a Polícia existe no Brasil para servir e proteger os ricos... e reprimir os pobres. E já foi o tempo disso mudar.
Parte do ocorrido pode ser visto no vídeo abaixo


Um comentário:

  1. Quando SP deixa a Cracolândia existir, é motivo de crítica por parte da blogaria. Quando tenta acabar com ela, é motivo de crítica por parte da blogaria. Não entreveêem nem uma ponta de boa intenção.

    Curiosamente, quando o RJ adotou uma forma no mínimo curiosa de combater o crime nos morros -- avisar a bandidagem que morro XYZ vai ser invadido daqui 10 dias -- aí está perfeito. E *mesmo assim* até o dito PiG enxerga o valor destas ações no RJ.

    Que a polícia de SP é truculenta e tem aquela mentalidade "a questão social se resolve no pau", como de resto todas as polícias do Brasil são, não tenho dúvida. Mas certamente não é pior que a do RJ...

    Enfim, a blogaria quer posar exatamente como a Folha ou a Veja: isenta, sem ser. Como se ninguém notasse :) e com sinal político contrário. Infelizmente, um erro não conserta o outro.

    ResponderExcluir