* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Assim sim!...






do blog Erva Daninha Rio

A cena comoveu o Brasil na sexta-feira, 03 de maio de 2003. Ao volante de uma retroescavadeira, Hamilton dos Santos, de 53 anos, se recusou a cumprir uma ordem judicial. Deveria demolir duas casas pobres, no Bairro da Palestina, em Salvador, onde morava uma família com sete filhos. Não foi um ato de protesto. Hamilton estava sensibilizado com a situação da merendeira Telma Sueli dos Santos Sena, de 40 anos. Emocionado, desligou a máquina e foi embora.

Transformado inesperadamente num herói, Hamilton retornou ao Bairro da Palestina, na periferia da capital baiana, para rever a merendeira Telma.

Foi abraçado longamente por ela e pelo marido. "Estou muito feliz, pois passei a noite em minha casa", agradeceu a merendeira. "Eu fiquei imaginando o trabalho dessas pessoas para construir o barraquinho e como seria ver tudo destruído, com os sete filhos abandonados, sem ter para onde ir", disse Hamilton chorando. "Fiquei satisfeito por não ter derrubado as casas e peço a Deus que dê tudo certo para eles."

Hamilton não demoliu as casas por causa do desespero de Telma. Sensibilizado, ele não conseguiu acelerar a retroescavadeira. Caiu em prantos. Mesmo ameaçado de prisão pelos policiais militares que estavam no local para cumprir a ordem do juiz Cláudio Oliveira, da 12ª Vara dos Feitos Cíveis de Salvador, desligou a máquina e se recusou a executar o serviço.

Não deu ouvidos a um dos policiais que estavam no local para garantir o despejo: "Endureça seu coração e cumpra a ordem senão vou lhe prender".

Santos não conseguiu "endurecer" o coração; ao contrário, amoleceu mais ainda. "Não consigo, isso está além das minhas possibilidades; não posso derrubar a casa de um pai de família trabalhador como eu", balbuciou.

Sabia que depois seria preso. A multidão de moradores humildes que se concentrou para assistir ao drama aplaudiu o tratorista, aclamando-o como um herói.

O oficial que comandava a operação decidiu revogar sua prisão devido às circunstâncias do caso que teve um desfecho inesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário