* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O retangulo e os cantos arredondados são uma criação da Apple


por Foo, no blog do Nassif

A Apple tornou-se famosa pelo design de seus produtos, e costuma reclamar dos "imitadores" -- chegando a proibir a venda de concorrentes, como aconteceu com a Samsung na Australia e na Alemanha.
Mas o que é "imitação"? No processo que move contra a Samsung nos EUA, a Apple ofereceu um conjunto de "sugestões" para que a concorrente possa entrar no mercado de smartphones e tablets, sem bater de frente com a Apple.
É sério. Trata-se de um documento legal da Apple que descreve o que a Samsung pode fazer para evitar novos processos no futuro. Diz o documento:

A respeito dos smartphones, esta é uma lista de opções de design alternativos que a Apple acha que a Samsung deveria ter considerado:
- Superfície frontal que não seja preta
- Formato não retangular, ou que não tenha cantos arredondados
- Tela que não seja centralizada na frente, com bordas laterais significativas
- Superfície frontal com adornos significativos

E com relação aos tablets, a Apple identificou uma lista similar de designs alternativos que poderiam ser usados pela Samsung:
- Formato não retangular, ou que não tenha cantos arredondados
- Moldura grossa
- Superfície frontal que não seja totalmente plana
- Perfil que não seja fino
- Uma aparência entulhada

Parece piada, mas é verdade. Para a Apple, a Samsung (e outros concorrentes) deveria entrar no mercado de smartphones e tablets com produtos triangulares, ovais... qualquer coisa menos retangulares. E devem cuidar para que tenham uma interface bastante entulhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário