* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Histórias escabrosas - episódio III - Zé Judiciário


A respeito da grande briga entre a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o resto do judiciário tupiniquim:



por Zé Judiciário - comentarista no blog do Nassif

Desculpem colocar um pseudônimo, mas sou funcionário da justiça e é bom ficar esperto. Como estou "dentro" digo a vocês, o que se divulga na imprensa não é nem a ponta do iceberg. Nos meus 20 anos de judiciário nunca ví poder mais corrupto e corporativo.
Não precisa falar nem de vendas de sentença e outras roubalheiras cabeludas, vamos à coisas mais simples: 
Você sabe quanto os desembargadores ganham de diárias por mês?...  não?...  pois lhes digo: nunca menos do que R$ 20.000, só de diárias.  E mais, sobre diária não incide IR (se bem que se eles quiserem não apresentam nem declaração - isso é só pra nós mortais), os juízes não ficam muito atrás em valores de suas diárias. 
E os pagamentos retroativos que eles inventam?!?!... é de chorar!... todo o ano inventam um reajuste... (que no ano de 1900 e antigamente deveria ter sido dado e não foi...) Corrigem esse valor que inventaram e recebem, pois a decisão se dá na reunião do pleno.
Os funcionários ficam para trás, há 20 anos quando entrei ganhava como escrivão (que é quem na verdade faz com que o judiciário ande) o equivalente a 65% do salário de um juiz, hoje não chega a 40%. No tribunal onde trabalho 75%  da folha é consumida por desembargadores e juízes.

Não preciso nem falar dos filhos e acessores que "prestam concurso" e passam para juiz... são capitanias hereditárias que passam de pai para filho. Duvida sobre o que estou falando?... veja a quantidade de filhos e ex-acessores que são juízes no tribunal do Maranhão, ou então no TJ do Espírito Santo, por exemplo, é de chorar. Se fosse continuar a narrar as coisas daria uns 30 comentários.
A podridão vem de cima, desembargadores e juízes são os que menos cumprem a lei quando seus interresses estão em jogo. Quando alguma ação da sociedade lhes sobrevém, ameaçando com um mínimo de transparência, eles rapidamente vem à imprensa e falam o velho mantra: "... o Estado de direito está sendo ameaçado!...". E a imprensa, como todo mundo, se cala, pois afinal quem quer comprar briga com o judiciário, você quer?




NOTA BOTOCUDA


Este blog apoia Eliana Calmon. Parabéns por sua coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário