* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Idéias (??) para o monte Crista




do jornal A Noticia


Audiência pública polêmica abriu ontem a discussão sobre criação de um parque no entorno da montanha pertencente à Serra do Mar. Mas apenas uma associação esportiva tem esboço de proposta



A criação de um parque estadual de preservação ambiental em torno do monte Crista, na região de Garuva, passou a ser discutida ontem à noite, numa audiência pública na Câmara de Vereadores de Joinville.

O encontro foi agendado pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de SC, a pedido do deputado Kennedy Nunes (PSD), que divulgou o debate em um outdoor na cidade. A intenção de Kennedy seria garantir a manutenção das riquezas naturais e a orientação dos visitantes durante caminhadas – o local é conhecido por ser cenário de resgate de aventureiros que se perdem. A opção por parque em vez de reserva natural ocorre porque reservas não preveem exploração turística.

Mas antes mesmo de as ideias serem levadas à mesa, a audiência rendeu polêmica. Convidado ao debate, o prefeito de Garuva, João Romão (PP), disse ter estranhado o agendamento da discussão na Câmara de Joinville. “Não conhecemos detalhes da proposta e até estranhamos que seja discutida em Joinville”, criticou.

A Associação Joinvilense de Montanhismo (AJM) também se surpreendeu com a realização da audiência no Legislativo joinvilense, pois defende a participação de moradores do pé do monte no debate. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Joinville e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville informaram que sequer receberam convites.

Em viagem à Coreia do Sul, o próprio Kennedy não compareceu à audiência. No lugar dele, foi convidado o deputado Darci de Matos (PSD) para presidir a sessão. Segundo Darci, o maior entrave para o parque seriam as indenizações para lavradores e até indígenas. “Mas 17 milhões de m² são da Celesc e outros 10 milhões de m² são da empresa Comfloresta, que já manifestou intenção de doar o terreno à Prefeitura de Garuva”, afirma.

Procurado pela reportagem, um assessor de Kennedy explicou que a audiência foi marcada para Joinville porque a vegetação nos arredores do Crista abrange também a cidade, além de Corupá e São Bento do Sul. A assessoria garantiu que outras audiências serão agendadas nos próximos meses, inclusive em Garuva.

____________________

CONSTATAÇÃO DA NOSSA ALDEIA TOLDO TAQUARAL

Isso começa bem!... Onde foi que já vimos isso?... mas tanto lá como cá não passa de politico musculando para a próxima eleição!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário