* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

E foi assim que o imperialimo americano se suicidou


por Edelmar, leitor em um comentário no blog do Nassif


Toda produção de eletronicos das empresas de tecnologia americanas estão na China - HP, Apple, Dell... nada é produzido e pouquissimo é montado em território americano. O interessante é que esta distorção no cambio favorece justamente estas empresas que transferiram a produção para território chines. Produzem barato e seguem vendendo pelo mesmo preço de antes. 'Negócio da China'.

É um tiro no pé tentar impor a política cambial da China - truque que funcionou com o Japão na década de 80, os US deveriam olhar para as suas próprias gigantes que lucram rios de dinheiro e exigir contrapartida... a questão passa a ser o loby que estes grupos tem no congresso americano.

Esta distorção existe há mais de uma década, é engraçado que só agora os americanos tentem enquadrar a China. Mais engraçado seria se os chineses colocassem no mercado os U$ 1 tri+ em títulos da dívida americana que eles possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário