* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Empresa sueca IKEA faz a maior doação da história do ACNUR



reproduzido do OperaMundi

O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) recebeu a maior doação privada em 60 anos de história de atendimento aos desalojadas pela crise de fome no Chifre da África. A multinacional sueca IKEA doou US$ 62 milhões, que será distribuída durante três anos, informou nesta terça-feira (30/08) em Genebra o porta-voz do ACNUR, Adrian Edwards.

A ajuda será usada para cobrir as necessidades do campo de Dadaab, no Quênia, o maior complexo de refugiados do mundo, onde vivem 440 mil somalianos, dos quais 152 mil chegaram nas últimas semanas fugindo da crise de fome e seca. É a primeira vez que uma instituição privada financia todas as operações de um campo de refugiados, detalha Edwards.

Leia mais:
FAO admite que crise de fome deve se estender pela Somália
'Situação é pior a cada dia', afirma representante do CICV na Somália
ACNUR alerta para saques e conflitos entre refugiados na Somália ONU: 80% dos refugiados estão em países em desenvolvimento
Frente à cegueira da comunidade internacional, a Somália faminta alerta: 'Precisamos de ajuda'

Dadaad, que fica no nordeste do Quênia, perto da fronteira com a Somália, existe desde o começo dos anos 1990 e tem capacidade para 90 mil pessoas. Mas, desde que a crise de fome na Somália foi declarada, o número de residentes de Dadaab aumentou para 440 mil e a maior parte dos desalojados sofre de desnutrição severa e sérios problemas de saúde.

O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, indicou em comunicado que o gesto da empresa sueca ocorre em "um momento crítico", já que "milhares de pessoas fogem a cada semana da Somália, onde a crise de fome se agrava".

O ACNUR depende em grande parte de doações para prestar ajuda humanitária aos milhões de refugiados que há no mundo, a maioria das quais são feitas por governos, embora - segundo destacou Edwards - com esta contribuição se abre um novo caminho para doações privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário