* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CPMF na Europa.


Pescado no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim


O presidente Nicolas Sarkozy da França e a chanceler Angela Merkel, da Alemanha, se reuniram hoje para (tentar?) salvar a pátria (e o Euro).
A reunião se realizou no mesmo dia em que a fortaleza, da Europa, a Alemanha revelou um crescimento econômico anêmico de 0,1% Os dois chefes de Estado decidiram criar um super-Governo europeu, que vai aplicar a “regra de ouro”: obrigar que as Constituições de todos os países da UE prevejam o equilíbrio orçamentário. É a mesma proposta do Tea Party, nos Estados Unidos: equilíbrio por determinação constitucional!...

Lord Keynes se estrebucha no túmulo.

Sarkozy e Merkel apóiam uma ideia que, no passado, parecia ofensa pessoal para os neoliberais: a Tobin tax, ou um imposto para opoerações financeiras. Se os Governos são incapazes – como nos Estados Unidos – de regular o mercado de derivativos e hipotecas, o jeito é taxar. Sobre impostos, aliás, veja o que diz o mega-rico Warren Buffett: chega de mimar os mega-ricos.

Quando a vaca vai pro brejo, até governos mega-conservadores recorrem a um keynesiano de carteirinha, James Tobin para segurar a avalanche de derivativos.

Quem diria?... CPMF na Europa... Tai!...




Nenhum comentário:

Postar um comentário