* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Boneco preso... se a moda pega!?...

Personagem foi criado como forma de denúncia e protesto aos buracos na cidade Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press

por Jussara Correia, no Diário de Natal

A prisão do Boneco Cidadão - criado há cerca de três meses para denunciar os buracos nas ruas de Natal -, gerou uma grande movimentação nas redes sociais, na tarde de ontem. Segundo um dos criadores do famoso boneco, Francisco Gomes de Lima, conhecido como Chiquinho, durante um protesto realizado nas proximidades da prefeitura de Natal, em virtude de um buraco na via, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) apreendeu o boneco. O caso foi parar na delegacia, tendo em vista que Chiquinho fez um Boletim de Ocorrência (BO) e informou que entrará em contato com um advogado para entrar com uma ação para liberar o boneco. A partir às 14h, será realizada, na frente da prefeitura, a Marcha dos Bonecos, uma manifestação em protesto à prisão do boneco.

De acordo com Chiquinho, que é m dos líderes do movimento que critica a situação da malha viária de Natal, afirmou que foram cerca de 15 pessoas para carregar o boneco, tendo em vista que ele possui cerca de três metros de altura. "Estávamos no meio de uma manifestação quando eles chegaram e jogaram, de maneira brusca, o boneco numa caminhonete. Eles alegaram que o ato de protesto estava impedindo as pessoas de caminharem pela via. Na hora em que eles prenderam o boneco, alguns funcionários da prefeitura fizeram a maior festa. Acontece que não sabemos para onde ele foi levado e queremos de volta. Ele é uma criação de diversas lideranças comunitárias que estão revoltadas com a situação das vias de Natal. Temos o apoio de muitos segmentos da sociedade", afirmou Chiquinho.

Desde que foi criado, o Boneco Cidadão percorre as principais ruas das quatro regiões da cidade para denunciar a situação de conservação da malha viária. A fama veio também com a ajuda da internet, já que o boneco tem um blog (www.bonecocidadao.blogspot.com) e um Twitter (@boneco_cidadao) para publicar fotos e as ruas que percorre. A reportagem do Diário de Natal entrou em contato com o titular da Semsur, Cláudio Porpino para esclarecer o assunto eo mesmo informou que desconhece o caso. "Não foi a nossa equipe que fez essa apreensão", declarou. Há informações de que o boneco teria sido preso pela equipe da Semurb, mas o secretário Bosco Afonso não concedeu entrevista, ontem, pois estava numa reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário