* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ricos ou otários?...


por Jomar Silva, no blog coletivo Trezentos

Tô eu aqui fazendo as malas para o FISL - Fórum Internacional Software Livre, paro para tomar um cafezinho e dou uma olhada no site do UOL…

Confesso que quase tive um ataque do coração quando li esta reportagem aqui do UOL Carros, onde eles mostram que basicamente o preço dos automóveis no Brasil é elevado porque a população acha que é normal pagar caro em um carro novo…

Vale a pena ler a matéria, e ver a falta de vergonha na cara dos executivos das montadoras que foram ouvidos para a matéria. Eu sempre pensei que nossa carga tributária era a responsável pelos preços absurdos dos carros no Brasil, mas está com todas as letras na matéria que o preço “não tem nada haver com o custo”… Só para ilustrar, um carro da Honda fabricado no Brasil é vendido no México com um “descontinho” de R$ 15 mil!

Publicaram ainda no UOL mais algumas informações comparando os preços dos carros, que pode ser encontrada aqui.

Lendo a matéria, eu me lembrei de quando fiz um primeiro trabalho dentro de provedores de TV a Cabo, quando a Internet banda larga chegava no Brasil. Ouvi em uma reunião com um executivo da empresa, que TV a Cabo no Brasil era um Luxo e Internet um Luxo maior ainda, portanto o preço por aqui tinha que ser salgado para que se mantivesse como “coisa de poucos”.

Temos hoje TV a Cabo e Internet em muitos lares no Brasil, e fico aqui me perguntando se foi o preço que caiu mesmo ou se, sem perceber, ficamos cada vez mais otários neste país.

Tive que vir aqui escrever, pois de verdade eu acho que nunca me senti tão ofendido como consumidor na vida!

Nestas horas que dou graças a Deus em andar pra cima e pra baixo na minha moto 125 cilindradas… baratinha, baratinha!

E você ? Como está se sentindo agora ao saber que paga por um dos carros mais caros do mundo simplesmente porque nosso mercado é assim?... Ricos e otários, não é mesmo?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário