* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

domingo, 5 de junho de 2011

Cogumelo comestível – surpresa (seção culinária botocuda)


Sou fanático por cogumelos selvagens na culinária. Esses dias, no tronco em que montei a bigorna da minha mini-ferraria no lado de fora da minha oficina de hobby, vi que nasceram uns fungos marrom-carmim chamados orelha-de-pau. Trata-se da espécie Auricularia auricula-judae, da família das Auriculariáceas e seu corpo se desenvolve na forma de orelha, daí o nome. Sua formação é meio translúcida, de cor violácea, marrom ou bordô. Diferente de outros cogumelos, não tem pés.

Fui pesquisar se era comestível, e para minha surpresa fiquei sabendo que inclusive tem propriedades medicinais, pois existem pesquisas que apontam que é efetivo nos tratamentos antitumorais, hipoglicemicos, redução de colesterol e também é um anticoagulante. Além disso é muito usado na culinária chinesa como tempero, no estado seco.

Procurando uma forma de prepará-los topei com o ótimo blog Come-se de Neide Rigo e lá achei um jeito de experimentar essa iguaria.

Baseado na dica da Neide Rigo preparei assim:

Carne com orelha-de-pau

(pode ser carne de gado ou de porco – poção para duas pessoas)

  • 350 g de carne cortada em tirinhas – sem nervuras ou gorduras
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 1 colher (sopa) de saquê (usei vodka)
  • 1 colher (sopa) de amido de milho - maisena
  • 1 colher (chá) de hondashi em pó (tempero a base de peixe)
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de gengibre cortado em tirinhas bem finas (ou alho, que faz o mesmo papel, mas vai ter outro sabor – vai da preferência de cada um - mas tem que ser um ou outro, os dois juntos não dá certo)
  • 1 ou 2 orelhas-de-pau cortadas em tirinhas
  • 3 colheres (sopa) de água quente
  • 2 colheres (chá) de cebolinha verde (da fina) e salsinha picadas

Tempere a carne com o molho de soja, o saquê, o amido de milho e o hondashi, pelo menos duas horas antes de preparar (pode temperar na noite anterior). Não vai sal, pois o hondashi e o shoyu já o substituem.

Numa frigideira aqueça o óleo e doure nele o gengibre ou o alho. Junte a carne e refogue até que esteja dourada de todos os lados. Junte a orelha-de-pau e a água quente e deixe ferver por 1 minuto. Acrescente a cebolinha verde, misture bem, desligue o fogo e nhac.

Fica uma delícia!

PS.: A foto do prato é do blog da Neide – ela preparou com carne de porco. O meu, com carne de gado ficou mais escuro, mas eu não fotografei, só depois resolvi colocar este post. Próxima vez que preparar vou fotografar. O "NHAC" também é marca registrada da Neide Rigo, que copiei.

Um comentário:

  1. Valeu, acabei de ganhar uma preza de Auricularia e hoje sai um vegeba(sou vegetariano e vou adptar a receita) de orelha e "nhac"!

    ResponderExcluir