* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

1 kg de chocolate = 24 mil litros de água


texto de Regina Sharf, no Página 22

Foto de John Loo/Flickr

Foto de John Loo/Flickr

Cada norte-americano consome 2.800 metros cúbicos de água por ano – boa parte dela empregada na produção de alimentos e mercadorias. Cerca de um quinto dessa água virtual vem de outros países, sobretudo da bacia do rio Yangtze, na China. A informação é da Water Footprint Network, uma não-governamental de origem holandesa que trabalha para minimizar o impacto da pegada hídrica global.

A entidade quer chamar atenção, primeiro, para o excessivo volume de água embutido na comida; segundo, para o fato de que os países exportadores de alimentos também estão exportando sua água. Isto pode afetar o equilíbrio hídrico local? É possível.

Para explicar como isso funciona, o diretor científico da entidade, Arjen Hoekstra, da Universidade de Twente, na Holanda, produziu um dos documentos essenciais da organização, The Water Footprint of Food, que esmiúça todos os pontos de entrada da água no agribusiness. Ele usa a indústria da carne como exemplo:

Num sistema de produção industrial de carne, são necessários, em média, três anos até que o animal possa ser abatido para produzir 200 quilos de carne desossada. No período, o animal consome 1.300 quilos de grãos (trigo, aveia, cevada, milho, ervilhas, farinha de soja, e outros grãos), 7.200 quilos de fibras (pastagem, palha), 24 metros cúbicos de água para beber e 7 metros cúbicos de água para outros cuidados. Assim, para produzir um quilo de carne desossada, usamos cerca de 6,5 quilos de grãos, 36 quilos de fibras e 155 litros de água. Além disso, a produção da ração exige cerca de 15.300 litros de água em média. A pegada hídrica de 1 quilo de bife sobe, então, a 15.500 litros de água. Isto não inclui o volume de águas poluídas que podem se originar do uso de fertilizantes na produção da razão ou do excesso de estrume que atinge o sistema hídrico. Estes números são estimativas globais médias; a pegada hídrica da carne pode variar muito dependendo da região de produção, a composição da ração e a origem de seus ingredientes.

O documento também faz uma lista de alimentos, estimando quantos litros de água são necessários, em média, para produzir um quilo de produto final:

  • Chocolate: 24.000
  • Queijo: 5 mil
  • Carne de porco: 4.800
  • Azeitonas: 4.400
  • Frango: 3.900
  • Alface: 130

Hoekstra também indica a pegada hídrica de várias bebidas:

  • Café: 140 litros/ xícara
  • Vinho: 120 litros/ taça
  • Cerveja: 75 litros/ copo
  • Chá: 30 litros/ xícara

Parte dessas estimativas podem ser observadas neste ótimo infográfico. Naturalmente, temos que ter bem claro que estes números são meramente indicativos, pois o clima e a tecnologia empregados na produção de todos esses alimentos e bebidas podem variar muitíssimo. Mas fique de olho – este tipo de contabilidade ainda vai ganhar projeção semelhante à da pegada de carbono nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário