* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 11 de maio de 2013

O caso Osama – a declaração de Benazir Bhutto

REPUBLICAÇÃO DE UM POST DE ABRIL DE 2011 - atualizado pelo fato de o video original  ter sido retirado do VocêTuba mas agora encontrei outra versão em outro endereço.


O vídeo abaixo é de uma entrevista concedida por Benazir Bhutto à rede de TV Al-Jazeera em 02 de novembro de 2007, menos de dois meses antes de ela própria ter sido assassinada, dia 27 de dezembro daquele ano.




No minuto 2:17 ela declara que Osama Bin Laden foi assassinado por Omar Sheikh, mas não dá nenhuma referencia adicional ao que teria acontecido. A BBC também veiculou essa entrevista depois da morte dela, em janeiro de 2008, mas editou a matéria e eliminou a parte em que ela declara que Bin Laden estaria morto.

Mas quem é esse Omar Sheikh? Uma descrição completa sobre esse personagem (em inglês) pode ser vista aqui, mas também vou colocar as principais partes neste post para facilitar a vida dos leitores deste blog botocudo.

O nome completo de Omar Sheikh é Ahmed Omar Said Sheikh, o que não melhora nada, não é mesmo?... Eita!... É um dos lideres do movimento ativista islâmico Harkat-ul-Mujahideen que opera no Paquistão (e as vezes no Afganistão e na Índia) desde a década de 1980. Em 1999 estava preso, capturado que fora pela ISI (serviço de espionagem paquistanês – similar à CIA) e foi libertado em troca de um rico industrial indiano do ramo calçadista que havia sido seqüestrado por extremistas do grupo de Sheikh. Algumas fontes dão conta que Omar Sheikh seria ele próprio um agente do serviço secreto ISI do Paquistão.
A Omar Sheikh também é atribuído o envio de US$ 100 mil a Mohammad Atta, um dos seqüestradores dos aviões que atingiram o WTC em Nova York em 9 de setembro de 2001. Isso teria ocorrido em agosto de 2001. Não há unanimidade na veracidade deste fato.

Em fevereiro de 2002 foi acusado e condenado pela morte do jornalista americano Daniel Pearl, do Wall Street Journal. Sua sentença, a pedido publico pessoal do ditador paquistanês Pervez Musharraf, foi a pena capital. Qual a razão disso?

Vamos destrinchar melhor isso tudo:

Existe mais duas versões da morte de Bin Laden anteriores. A primeira é de que teria ocorrido em dezembro de 2001. Isso foi veiculado em 26 de dezembro de 2001 por um jornal egípcio chamado Al Fafd, depois também publicado na imprensa do Paquistão (The Observer of Pakistan) e discutida inclusive na FoxNews nos EUA. O serviço secreto de Israel também divulgou nota de que Osama bin Laden foi morto durante operações militares no Afganistão em dezembro de 2001.

A segunda versão de morte anterior do líder da Al-Qaeda e menos verossímil, anunciado por um jornal francês de que Bin Laden teria morrido em agosto de 2006, de febre tifóide, o que claro, nunca se confirmou.

Vale lembrar que a ultima declaração verdadeira de Osama Bin Laden que se conhece é de 25 de novembro de 2001. Em 15 de dezembro daquele ano o serviço secreto americano declara ter interceptado a voz de Bin Laden no radio de ondas curtas, o que parece que também foi confirmado por serviços militares de outros países. Depois disso nenhuma declaração atribuída ao líder da Al-Qaeda é incontestável.

Entre dezembro de 2001 e fevereiro de 2002 varias autoridades americanas, entre elas o próprio presidente Bush e o vice Dick Cheney, deixaram entender que Bin Laden estaria morto e declaram diversas ocasiões que “não era mais uma ameaça”.

O jornalista Daniel Pearl estava investigando coisas cabeludas no Paquistão e Afganistão, entre as quais o envolvimento da ISI (serviço secreto paquistanês – só para lembrar) com o Al-Qaeda e ainda o grupo Harkat-ul-Mujahideen, quando foi seqüestrado e depois apareceu morto, decapitado. Isso ocorreu entre o mesmo dezembro de 2001 e fevereiro de 2002. Antes que seu corpo fosse encontrado, em 05 de fevereiro de 2002 Omar Sheikh se entregou ao ISI, mas este o manteve incomunicável por um mês antes de entrega-lo à autoridades policiais e governamentais. Até hoje não se sabe o que aconteceu naquele mês em que ficou nas mãos do serviço secreto paquistanês.

Depois Omar Sheikh foi julgado pelo assassinato do jornalista americano, mas nem mesmo a esposa deste, Marianne Pearl, se convenceu de que Sheikh fosse culpado pelo crime. Diversos porta vozes do governo americano declararam ao jornal britânico The Guardian na época, que era apenas um bode expiatório. Em março de 2007 foi divulgado que o verdadeiro assassino de Daniel Pearl era Khalid Sheikh Mohammad, a quem o governo americano atribui sendo o mentor operacional do atentado de 11 de setembro, agora preso em Guantánamo, em Cuba. Este teria confessado o assassinato, mas a família do jornalista declarou também não acreditar nessa versão, uma vez que teria sido obtida sob tortura.

A despeito de ter sido condenado à morte pelo assassinato de Daniel Pearl, até hoje (2011) Omar Sheikh não foi executado e continua sob custódia do governo paquistanês. Agora sobram algumas perguntas não respondidas:


  • Daniel Pearl poderia ter descoberto da morte de Osama bin Laden em dezembro de 2001? 
  • Se Omar Sheikh matou Osama bin Laden, isso explica que tenha sido acusado falsamente de ter decapitado o jornalista Pearl? 
  • O que a CIA e o governo americano sabem a respeito da morte de Daniel Pearl? 
  • Haveria um aliança sinistra entre a CIA, o ISI, a Al-Qaeda e o movimento islâmico Harkat-ul-Mujahideen?

Certamente a declaração de Benazir Bhutto não foi acompanhada de confirmações e pode ser incorreta, mas temos que lembrar que foi Primeira Ministro (ou Primeiro Ministra?) do Paquistão duas vezes e sem duvida era mais bem informada do que qualquer jornalista, principalmente jornalistas americanos ou trabalhando a soldo da imprensa yankee.

Então é a palavra dela contra as do governo americano, da CIA, do governo do ditador Pervez Musharraf e de toda a imprensa alinhada dos EUA. Em quem vocês acreditam preferencialmente?

Enquanto isso a ancora(?) do Jornal Hoje, da Globosta aqui na nossa Pindorama, pergunta ao enviado especial ao Paquistão: “Losekan: Qual é o "clima" ai em Islamabad com a morte do terrorista mais procurado do planeta?”.... (????) Vixe... estamos bem!?...



2 comentários:

  1. Muitas perguntas, poucas respostas! Uma coisa é certa: O terrorismo continua! E Osama vai continuar tirando muito proveito de tudo isto..

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: OBAMA, continua tirando proveito rs

    ResponderExcluir