* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 9 de abril de 2011

Real Aerovias - filme promocional da década de 1950

O video mostra um raro filme promocional do final da década de 1950 da extinta companhia de aviação brasileira Real Aerovias. Embora seja um pouco longo (quase 20 minutos) é uma pérola para os aficcionados por aquela época de ouro da aviação comercial, como eu.

O filme mostra uma viagem intercontinental com o moderníssimo à época Lockheed L1049 – Super Constellation H, entre Buenos Aires / Miami, Vôo 802, com escalas em São Paulo (mostra cenas do Aeroporto de Congonhas); Rio de Janeiro; Brasília; Caracas (Venezuela) e finalmente Miami. Embora teoricamente a viagem deveria ser feita com um avião só, as cenas mostram três aeronaves diferentes nas diversas pernas da viagem, as três dos quatro que integravam a frota desse modelo, os de prefixos PP-YSA, PP-YSB e PP-YSD.

A cena de aproximação ao aeroporto de Congonhas também é exagerada, pois um monstrengo quadrimotor como o Super Constellation não voaria tão baixo por entre os prédios de São Paulo.

A Real Aerovias foi absorvida pela VARIG em 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário