* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 12 de março de 2011

Vazamento em usina nuclear no Japão é confirmado



do jornal Extra

O Japão declarou estado de emergência após cinco reatores nucleares de duas usinas, em Fukushima, no nordeste do país, terem os seus sistemas de resfriamento danificados em decorrência do terremoto desta sexta-feira. Pelo menos 45 mil moradores da região foram orientados a deixar suas casas enquanto técnicos das usinas lutavam para controlar a pressão nos reatores, prevenindo a ocorrência de uma fusão nuclear, o que causaria um acidente.

Se nas primeiras horas após o terremoto, a preocupação do governo estava concentrada apenas na usina de Fukushima Daiichi (FOTO), levando a evacuação de três mil pessoas da região, nas primeiras horas deste sábado (horário local) as atenções se voltaram para outra usina na região, a Fukushima Daini, onde três dos quatro reatores apresentaram o mesmo problema. Pouco depois, confirmou-se que um segundo reator em Fukushima Daiichi também havia falhado.

O governo do Japão convocou uma reunião de emergência para discutir o problemas nas duas usinas.

A Tokyo Electric Power, operadora das usinas, confirmou que vapor radioativo foi lançado na atmosfera para reduzir a pressão no reator 1 da usina nuclear de Fukushima Daiichi. Segundo a empresa, não há risco para a saúde e o ambiente, embora moradores tenham sido levados a evacuar a área.

Esta foi a primeira vez que o governo japonês declarou estado de emergência em usinas nucleares. A Tokyo Electric Power Company, advertiu que a paralisação delas pode provocar escassez de energia.

Mesmo desligado, o núcleo do reator se mantém aquecido o que, sem o sistema de resfriamento, poderia levar à fusão. Apesar de um sistema reserva estar sendo utilizado em Fukushima Daiichi, a agência de segurança nuclear japonesa afirma que a pressão dentro do reator subira para 1,5 vezes o nível considerado normal. Segundo autoridades, o nível de radiação já subiu cerca de mil vezes o normal dentro do reator, e oito vezes acima da média nos arredores da unidade. Ryohei Shiomi, representante da agência de segurança nuclear japonesa, afirmou que os níveis de radiação são considerados baixos. Com esses níveis, segundo ele, uma pessoa teria que ficar por 70 dias em frente ao portão da usina para correr riscos.

----------------------------------

Nota Botocuda

Oh!... E agora quem poderá os defender?... o Nationaro Kido?... ou o Chapolin Colorado?... convenhamos, plantar usinas nucleares em áreas de falha geológica sujeitas a terremotos é ter muito peito.

__________________

ATUALIZAÇÃO: 12/03 - 10:37

Xplosão na usina nuclear Fukushima Daiichi

Governo japonês diz que explosão em usina não foi em reator – SwissInfo.ch

TÓQUIO (Reuters) - O secretário-chefe do gabinete do governo do Japão, Yukio Edano, disse que a explosão ocorrida na usina nuclear de Fukushima não foi no contêiner do reator e que não espera um grande vazamento radiativo no local, danificado pelo forte terremoto de sexta-feira.

Edano disse também que os níveis de radiação caíram após a explosão e que permitirá à Tepco, operadora da usina, usar água do mar para esfriar o reator.

A explosão levantou temores de que ocorra um desastroso derretimento da usina, que foi danificada durante o tremor de 8,9 graus de magnitude, o mais potente já registrado no Japão.

Pouco depois da explosão, as autoridades ampliaram a área de retirada de moradores ao redor da usina para um raio de 20 quilômetros.


Nota Botocuda 2


Mas a nota governamental aparentemente não explica onde exatamente foi a explosão, pelo menos não achei na internet ainda essa explicação.

Pelo vídeo, reportagens e diagramas da usina, tudo leva a crer que a explosão foi causada pela pressão do vapor (radioativo) contra o teto e paredes de concreto da usina.

Em outras palavras, as paredes e o teto de concreto desestabilizaram, o vapor radioativo escapou de uma vez e talvez o núcleo agora jaz exposto! Talvez até sem água suficiente para resfriá-lo...

Existe a possibilidade de o núcleo ter se fundido e afundado (síndrome da China).

Vejamos se em breve não vamos ter helicópteros despejando concreto aos poucos para isolar o núcleo, como aconteceu em Tchernobyl, na Ucrânia, antiga URSS.

Acho que é o pior dos mundos para quem trabalha ou estuda o uso civil da energia nuclear. Este acidente poderá ter consequencias muito superiores ao terremoto e a tsunami em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário