* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Só me faltava essa!...


Exército dos EUA prepara software que cria perfis falsos na Internet


Pescado no Sol Sapo Portugal

Uma empresa californiana foi contratada pelo Exército dos EUA para criar um software capaz de criar e gerir falsos perfis em redes sociais.

A informação está a ser avançada pelo jornal britânico The Guardian, que refere que o projecto foi encomendado pelo Comando Central (Centcom) dos EUA, a entidade responsável pelas operações militares norte-americanas no Médio Oriente e Ásia Central.

O objectivo do programa informático é permitir aos militares criarem perfis falsos em redes sociais, para manipular este tipo de sites e espalhar propaganda favorável aos EUA.

De acordo com o diário britânico, este software permite a um utilizador criar e gerir até um total de 10 perfis diferentes e deverá ficar a cargo de cerca de 50 membros das forças armadas localizados nos EUA.

Citado pelo The Guardian um porta-voz do Centcom, o comandante Bill Speaks, refere que «esta tecnologia apoia actividades de blogues classificadas em sites de línguas estrangeiras, para permitir ao Centcom responder a propaganda extremista violenta e inimiga oriunda de fora dos EUA».

O responsável realça que todas as intervenções feitas através destes perfis não vão ser feitas em inglês e os falsos perfis não vão ser utilizados em sites como o Facebook ou o Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário