* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nos EUA não!?...


Finalmente, vários dias após do desastre na central nuclear no Japão, a NBC informa seus telespectadores nos EUA, de passagem, que foi a General Electric – GE – que projetou e vendeu os reatores montados em Fukushima Daiichi na década de 1970. Vejam, a GE é acionista na rede MSNBC. A divulgação desse fato não foi fortuita, é claro. Tem seus motivos.

Rapidamente, a "notícia" na tela da TV mudou para grandes letreiros em azul. Estas mensagens eram para relembrar aos contribuintes, cidadão de bem e cumpridor da lei - o Homer Simpson médio, vendo o noticiário da noite após um dia de trabalho - de que a GE revisou todos os procedimentos de segurança comprometedores que tinham sido previamente levantadas sobre reatores GE BWR no Japão, assim os reatores iguais nos EUA são extremamente seguros. Na verdade, isso não era exatamente uma notícia mas sim muito mais uma manobra de relações públicas, uma oportunidade para a GE projetar a sua imagem positiva, bem ao estilo George Orwell,1984.

A operação psicológica que montaram é convencer e tranqüilizar a opinião pública dos EUA e os países de língua inglesa, que a General Electric não tem nenhuma responsabilidade pelo que está acontecendo no Japão, que os reatores projetados pela GE norte-americana operando em outros lugares, com da mesma idade e design, jamais vão ter os mesmos problemas que os reatores no Japão. A mensagem é também que a NRC – Comissão Reguladora Nuclear norte americana, é como um navio bem conduzido, que promove uma fiscalização abrangente e profunda, que as pessoas estão fazendo seu trabalho de maneira eficiente e que a indústria nuclear os EUA não é nada nem parecida com a indústria dissimulada, cheia de segredos e subterfúgios ocultos, do Japão.

Obviamente essa é uma a mensagem altamente tendenciosa na sua essência [nuclear?], e nada poderia estar mais longe da verdade. Um desastre semelhante tem toda a chance de acontecer também nos EUA sim: em San Onofre, Diablo Canyon, Vermont Yankee, só para citar algumas das usinas que usam a mesma tecnologia de projeto de Fukushima Daiichi.

Já foram emitidos todos os tipos de sinais de alerta. Não vai ser um tsunami nas costas ou um terremoto, que talvez possam até mesmo acontecer, mas o problema maior será um cenário de apagão de algum tipo, como o que aconteceu no Japão.

_____________________

Cá pra nós, o projeto dessas usinas nucleares da GE é muito ruim, um desastre de engenharia na sua origem. Poderíamos relacionar muitas burradas que foram feitas ali - apesar que seja chorar sobre leite derramado mesmo – vamos lá:


Burrada nº 1 – as construções externas dos reatores são quadradas (deveriam ser circulares) e receberam o impacto do tsunami diretamente em sua superfície plana.

Burrada nº 2 – seis reatores grudados um no outro

Burrada nº 3 – nenhuma superfície inclinada na base das construções para proteção de uma onda de tsunami

Burrada nº 4 – reatores perigosamente próximos à falhas geológicas

Burrada nº 5 – cálculos e projetos assumindo a premissa de que essas construções seriam a prova de grandes desastres naturais.

Burrada nº 6 – que não surgiu no Japão – A industria de usinas nucleares já começou com estruturações secretas, embasamento de segurança jamais discutidas publicamente, negociatas e corrupção, todo um arcabouço que nasceu nos corredores ocultos nos EUA.

Burrada nº 125 – o material radioativo usado é estocado na própria usina de geração de energia por motivos econômicos.

Burrada nº 458 – os depósitos de material radioativo usado eram posicionados no topo dos prédios das usinas (veja aqui), o mesmo ambiente que as explosões arrancaram a cobertura. Será que querem nos fazer crer que as explosões que vimos nos vídeos não afetaram esses depósitos de material raadioativo?...


Quantas dessas burradas teremos que analisar antes de imaginar que a mesma coisa é feita nos EUA, Europa ou Canadá?... (e aqui no Brasil?)


Informação obtida aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário