* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 31 de março de 2011

E essa Ferrosul?... sai?...


pescado no SC5


Os secretários de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, e do Paraná, José Richa Filho, se reuniram, nesta quarta-feira (30), em Porto Alegre, e criaram um grupo técnico para discutir a implantação de uma ferrovia que liga os três Estados ao centro do País. A reunião foi preparatória para a reunião dos governadores do Codesul, que acontece em Porto Alegre, na próxima segunda-feira.

Os três Estados do Sul, mais Matogrosso do Sul, pretendem implantar a Ferrosul, uma ferrovia ligando o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, a cidade de Panorama, em São Paulo. “Com essa ligação, o Brasil de Norte a Sul ficaria ligado através de ferrovias”, explica o secretário Valdir Cobalchini, que é o atual vice-presidente para a região Sul do Conselho Nacional dos Secretários de Transportes (Consentrans).

Segundo o secretário, o Governo Federal já colocou no seu planejamento a implantação dessa ferrovia e agora compete aos Estados definir o seu traçado. “Essa reunião é o primeiro passo para definirmos como vai ser gerida a Ferrosul, qual a participação de cada Estado e por onde será o traçado”, adianta Cobalchini. “O objetivo é interligar em Santa Catarina essa futura rodovia às ferrovias já existentes”, completa.

Cobalchini vai levar agora o assunto ao governador Raimundo Colombo que definirá a participação do Estado. “No nosso entendimento, Santa Catarina não pode ficar fora do contexto do transporte ferroviário. Vamos levar esse assunto também para o Fórum Parlamentar Catarinense porque os recursos para esse empreendimento devem sair do Governo Federal”, finalizou.

Ferrosul - Em Santa Catarina já existe uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo ex-governador Leonel Pavan autorizando o poder executivo a participar da composição acionária da Ferrovia da Integração do Sul (Ferrosul S. A.), junto com os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. Nem o contorno ferroviário de Joinville sai. Obra parada desde o final das eleições... irônico, não?

    E a chuva não é desculpa. Se chuva fosse problema a Inglaterra tava no mato até hoje.

    ResponderExcluir