* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mesmo bem intencionados, escrevem muita bobagem por ai

(4) ver notas

Novo ano, nova lei, novo governo. E os resíduos eletrônicos, sem dono, de novo?

extraido do blog Lixo Eletrônico, publicado em 11 de janeiro de 2001



A Política Nacional de Resíduos Sólidos está prestes a ser regulamentada (1). O CONAMA está prestes a normatizar sua resolução sobre resíduos eletrônicos. Há uma série de Políticas Estaduais de Resíduos Sólidos e, inclusive, específicas a Resíduos Eletro-Eletrônicos à espera de regulamentação. Há projetos e programas envolvendo lixo eletrônico são financiados por iniciativas privadas, inclusive por empresas que não são da indústria eletrônica. O mercado de reciclagem cresce e, com ele, a pressão por pesquisas na área. O interesse pela mídia no tema é evidente e a preocupação da população extrapolou os meios ambientalistas. É cenário promissor, sem dúvida. Assim começa 2011, cheio de promessas, como qualquer ano. Entretanto, os problemas de sempre continuam, fortes e agravando-se gradualmente. Ainda não se falou de definir o Modelo de Responsabilidade Nacional sobre Resíduos. Nem de metas graduais(2). Os resíduos provenientes do mercado informal ainda são órfãos, e muitos, e continuarão poluindo. Como lidaremos com os resíduos, como problema ou oportunidade, definirá se haverá um novo, ou um velho disfarçado de novo. De novo?(3)

Notas botocudas:

(1) A PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) foi regulamentada, como prometido, antes de 6 meses, uma coisa inédita em termos de Brasil, pois que temos velharias da Constituição de 1988 que até hoje ainda não foram regulamentadas. A regulamentação (parcial, é verdade) da PNRS se deu por decreto, o nº 7.404 de 23/12/2010.
(2) Dos artigo 33º ao 44º do decreto 7.404 são todos dedicado a metas e diretrizes de gestão de elementos novos, como a logística reversa e planos geográfico-espaciais de residuos das diversas categorias.
(3) Por ai bem se vê como tem gente desatualizada (ou mal intencionada) escrevendo sapiencias ou generalizações planas em blogs.
(4) o video indiano que abre o post é legalzinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário