* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

WikiLeaks - O que é mesmo que os governos ocultam

O fenômeno WikiLeaks foi uma coisa que se impôs em 2010, um dos maiores acontecimentos da década. Vários vazamentos chamaram a opinião publica a prestar mais atenção ao que se trata.

O interesse provocado pelos papeis de Wikileaks se explica principalmente por uma razão muito simples: revelam até que ponto as classes políticas nas democracias ocidentais enganam seus cidadãos.

No nosso caso a visibilidade se deu de uma forma mais contundente a partir dos documentos da espiono/diplomacia norte americana que estão sendo revelados nos últimos dias. O mundo acompanha agora o malabarismo de Washington para enquadrar Julian Assange de uma forma ou de outra. De preferência como “terrorista”, esse conceito que tornou-se o Deus ex maschina da política internacional yankee.

Para mim os métodos dos serviços espiono/diplomáticos dos EUA não surpreendem nada. Desde a década de 1970, época que li um livro de um espião arrependido chamado Philipp Agee (ainda tenho esse livro na minha estante) percebe-se logo que os métodos mudaram quase nada. Tampouco é de se surpreender com o nível da informações transmitidas por esses paspalhos espiões/diplomatas, muitas vezes colhidas diretamente da mídia, ou em outras vezes baseados em opiniões pessoais completamente pueris de algum funcionário subalterno querendo mostrar serviço.

O que é legal é ver a saia justa dos lambe-botas terceiro mundistas ante seus senhores do norte, a exemplo de nosso ministro de defesa. É uma coisa melancólica ver um verme desse em plena ação de vassalagem.

O legal desses vazamentos também é se ver a confirmação do que sempre afirmamos, de que as hostes tucanas da nossa política não passam de entreguistas safados, sem a mínima consideração com o seu país, e estavam mancomunados com as companhias internacionais para entregar todas as reservas do pré-sal de bandeja.

O documentário seguinte (em 4 partes – legendado em português) merece ser visto com toda a calma:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4


E.T.: O documentário dos videos acima foi produzido pela TV estatal sueca (SVT).

Um comentário:

  1. Sei lá o que falta no meu pc que para eu assistir um vídeo do yotube... antes tenho que esperar o tempo de rolagem do vídeo para depois poder assistir, assim, um vídeo de uma hora toma duas horas. Mas por outro lado melhor eu não assistir para não não ficar mui revoltada num período do ano em que queremos a PAZ. Espero que o povo tenha votado "menos errado" e que o Brasil não esteja muito contaminado com o virus wikirebels.

    ResponderExcluir