* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Chavez disse que os EUA espionam Deus e todo mundo


O WikiLeaks começou neste domingo (28/11) a divulgar um lote das 250 mil mensagens secretas que dispõe, enviadas por diplomatas dos Estados Unidos ao governo central e órgãos de segurança daquele país.

Até agora, o WikiLeaks publicou em seu site algumas centenas de 251.287 documentos, descritos como cabos (ou cabogramas) - como são chamadas as comunicações entre instituições diplomáticas.

O site entregou antecipadamente os arquivos em sua íntegra a cinco grupos de mídia, entre eles os jornais "New York Times", americano, "Guardian", britânico, à revista alemã "Der Spiegel" e ao "El Pais", espanhol.

Sobre o Brasil também publicaram vários documentos, onde se nota que a preocupação parece que se concentra na Tríplice Fronteira BR/AR/PY, em Foz do Iguaçu, por sua grande comunidade árabe e possíveis focos de terroristas muçulmanos. Proximamente pretendem disponibilizar alguns documentos traduzidos, de acordo com a intro em português que fazem sobre essa documentação.

Mas, como não poderia deixar de ser, o esforçado jornalismo da Folha de São Paulo já encontrou material para meter Dilma Rousseff nesse imbróglio dos documentos que já apareceram.

A Folha afirma ter lido seis documentos, o que você também pode fazer na page do WikiLeaks, aqui.

Agora quero ver como ficam os eternos detratores do belzebu Hugo Chavez, que sempre afirmou, com todas as letras, de que os EUA espionavam Deus e todo mundo, e babões sempre diziam que era puro delírio antiamericano.


Nota botocuda – atualizado em 30/11

O embaixador norte-americano em Honduras manifestou sua opinião (visível em documentos vazados neste fim de semana pelo WikiLeaks) a respeito do Golpe de 2008 lá.

Ele afirma (pode ser visto na matéria do Opera Mundi/UOL) que o golpe foi ilegal e inconstitucional. Para o embaixador americano Hugo Llorens, todas as alegações contra Zelaya eram abertamente falsas ou baseadas em meras suposições. Ele afirma ainda que os golpistas nunca apresentaram qualquer documento ou argumento válido. Trata-se então de conspiração e golpe mesmo, daqueles que os supostos "defensores" da democracia gostam de executar nas democracias de fato.

Aqui no Brasil a mídia golpista, e de resto toda a direitona reacionária, trompeteou e tocou bumbo todo o tempo conta a política do ministro Amorim e do governo Lula na questão hondurenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário