* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ainda considerações acerca do ultimo pleito


O discurso do candidato derrotado tem, entre outras funções, a de consolar os eleitores que lutaram pelo projeto que não vingou. Nesse sentido, o discurso de concessão de Serra foi brilhante: porque depois de uma merda de discurso daqueles, ninguém mais pode ter ficado triste por ele ter perdido.

Manda a tradição que o candidato derrotado discurse primeiro, reconheça a derrota, e deixe a atenção se concentrar no ato principal, o vencedor. Serra não fez isso. Só apareceu depois de Dilma, a quem deu uns parabéns muito chulés, sussurrados entre os dentes, e usou o discurso para dizer para o Aécio que ele é um muiézinha por não ter dado Minas de presente pra ele, só porque ele sabotou as prévias que o Aécio queria mimimi mimimi.

É assustador como Serra sai menor dessa eleição. Entrou como uma possível síntese entre a direita tradicional e alguns aspectos interessantes do lulismo, com algum tempero desenvolvimentista. Alguns meses campanha adentro, e chegando no segundo turno meio no susto, virou símbolo de uma direita mais rancorosa do que propriamente ideológica, que vê na vitória do PT não propriamente uma ofensa a seus valores, mas uma ousadia contra seu direito sagrado de governar. Excetuados os trolls de sempre (inclusive os que escrevem em jornal), todo mundo sempre soube que Dilma era favorita, mas há maneiras e maneiras de perder, e Serra escolheu a mais feia.

Enfim, resta desejar boa sorte à oposição, que ela consiga se reorganizar e se renovar. Eventualmente, a direita vai voltar a vencer, e esperamos que então já seja bem melhor do que é.


Considerações de Celso Rocha de Barros, no NPTO (agora em hibernação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário