* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Balanço parcial do 1º turno – Se preparem para a baixaria plena no 2º


O que podemos deduzir das eleições de ontem na majoritária? Que inicialmente os votos obtidos por Marina Silva foram decisivos para levar a eleição a um segundo turno. Mas o que mais?

O fator de desestabilização da campanha Dilma foi certamente o extremismo religioso que grassou na ultima semana – e isso nem pode ser creditado ao PIG. Essa carga foi muito mais difundida entre as ovelhas através dos seus “pastores” e por meio de e-mails difamatórios, focando principalmente no aborto e depois em que “nem Jesus Cristo” tiraria sua vitória no 1º turno. A patuléia cristã ignara engoliu essa isca com anzol e tudo.

Os esforços da velha mídia acabaram influindo bem menos no quadro final, embora o Datafolha (mais engajado dos institutos de pesquisa serristas – o outro é o Globope), mesmo com sua forçação de barra, por fim tenha sido o que se aproximou mais do que realmente aconteceu. Não por clarividência, mas pelos fatores mais ligados ao preconceito e a ignorância popular, os fatores religiosos que mencionei antes que acabaram fazendo pender a balança.

Por ai bem se vê que sempre se pode inovar numa campanha política, mesmo que pareça perdida. Outro fator que contribuiu um pouco foi o clima de euforia do "já ganhei" nas linhas dilmistas.

Voltando ao fator Marina, que na minha impressão é secundário, mas não desprezível: a galera que votou na Marina é basicamente a neo-direita. Marina mesmo discursou a campanha inteira como se estivesse ao centro (na verdade estava à direita), entre Dilma e Serra. Aparentemente não existe migração natural de Marina para Dilma. Alguns analistas afirmam que 2/3 dos votos de Marina vão para Serra, com o que eu posso facilmente concordar.

O problema que a maioria dos votos Marina são da classe média – a antiga e preconceituosa, não a nova. Além de alienados esses estratos sociais são voláteis pela pouca qualidade da sua informação, mór das vezes fundamentada em Veja’s e Folha’s de SP da vida. Essa também é a parcela mais susceptível à fabricação noticiário distorcido e manipulação midiática, para se somar aos crentes evangélicos.

De qualquer maneira a história sempre se repete... como comédia (ou tragédia), como já dizia o velho Karl.

Vamos nos divertir por mais um mês, pois. Preparem-se para baixaria plena!


O 2º turno começa quente. Atualização às 14:27

No Jornal Hoje agorinha a Globosta já mostrou ao que veio. Editou as duas falas pós resultados ontem: a do Almirante do Tietê e da guerrilheira vermelha botoxenta búlgara.

O varão de Plutarco D. Chirico I apareceu rodeado de asseclas, falando como manda o venerável mestre Prof. Hariovaldo: na responsabilidade dos homens de bem (e de Benz) desse país. Quiseram mostrar que está abarrotado de apoio, exibindo-o em tomada aberta com grande numero de acompanhantes que tem, inclusive mostrando a mulher, o Chuchu e o índio (que sorria).

Já a vipissima vermelha bolchevique a Globosta a mostrou falando numa tomada fechada, em que só ela aparecia, dando a impressão que está só.

Depois colocaram o mais brilhante comentarista que eles (a Globosta) tem: o Homem-Cueca Alexandre Garcia, falando espertezas sobre o virtuosismo de Marina e que foi a grande vencedoira do 1º turno. Agora esse também virou ambientalista de araque.

Assim vamos...

Um comentário:

  1. A galera que votou na Marina é neo-direita? Quase todos que conheço são neo-esquerda. Sem exagero. Todos abominam o Serra. E os cristãos, como já falei, ganham mais com a Dilma do que com a Marina, eles que não se deram conta. E tem muito líder cristão que defende voto pra Dilma.

    ResponderExcluir