* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Território da Cidadania

O programa Território da Cidadania do MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário é uma das boas experiências recentes na inserção sócio econômica. A ONG Instituto nossa CASA, da qual sou um dos fundadores e conselheiro administrativo, participa ativamente, inclusive no conselho gestor regional do grupo do Planalto Norte de Santa Catarina do Território da Cidadania, em que se insere.

Posso dizer, que não obstante ainda haver algumas deficiências que precisam ser equacionadas, o programa é um alento altamente positivo no que diz respeito a políticas publicas voltadas àquela parcela dos atores sócio-economicos que tem mais dificuldades em ser contemplados nas ações.

Para quem não conhece e se interessa pelo tema, o programa televisivo Brasilianas.org do Luis Nassif abordando essa materia é de alta significação didática. Os dois entrevistados iniciais Joaquim Soriano e Arilson Favareto, principalmente este ultimo, são muito claros em suas explanações sobre ao que o programa se propõe, dificuldades e sucessos.

A parte final do video os entrevistados escorregaram por uma discussão filosófica de priorizações sociais e econômicas, se afastando do tema inicial do debate, mas que também foi muito interessante, inclusive arranhando naquela eterna duvida cruel sobre as atuações de ONGs internacionais nos problemas genuinamente nacionais.

Um comentário:

  1. Quando o cara pronunciou "quilombolas", a mão foi instintivamente no Command-W e fechou o video :) Mas em consideração ao meu amigo, fui lá e abri de novo.

    Até agora achei meio confuso (estou em 1/3 do video), mas confio na efetividade da sua ONG dentro desse contexto, gostaria de conhecê-la pessoalmente um dia.

    (Do que eu entendi até agora, "território da cidadania" é um conselho destinado a eliminar o famoso empurra-empurra entre os diversos níveis da administração e entre ministérios diferentes. É por aí?)

    ResponderExcluir