* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Essa armadilha pega o que?


A campanha presidencial está entrando na reta final e o quadro vai se definindo. O candidato Serra afunda numa campanha lamentável de calunias e baixarias de forma inescapável. Nada de propostas sérias, só futricas intermináveis. Achou que com a velha mídia a reboque poderia criar uma estrutura de sustentação para sua candidatura, mas enganou-se redondamente. Além disso conseguiu uma façanha impensável:descredenciou-se perante o próprio eleitorado que, normalmente, acompanha os candidatos conservadores, sobretudo nas classes média e média-alta.

Mas a velha mídia, a própria esfinge do PIG (Partido da Imprensa Golpista), é que não se dá por vencida de jeito nenhum... mesmo apanhando de chinelo dos resistentes soldadinhos de chumbo da blogosfera, segue incansável.

Factóides, outrora tão eficazes em destruição de reputações e candidaturas, hoje não resistem mais que um dia com a devassa promovida pelos blogs, classificados como “sujos” pelo agora titubeante candidato da oposição.

A panfletária revista Veja, porta voz dos movimentos conservadores nacionais, disparou uma bomba contra a atual Ministra da Casa Civil e tão logo saiu a matéria, na sexta feira ultima, começou a ser desconstruida. Neste momento o que era para ser uma bombarda fulminante (BUUUUMMM!!!!) virou um pequeno traque (ték!). A denuncia foi abatida em pleno vôo. Mais um tiro de misericórdia na chinelagem sabuja de Veja pode ser visto aqui.

A Folha de S. Paulo por seu turno vestiu a camisola serrista e não dá trégua. Montou diversas expedições investigativas para todos os confins possíveis, com a finalidade de desenterrar fatos e estórias desabonadoras contra a candidata Dilma Roussef. Ainda não deu por encerrados os seus esforços. Vejamos:

1- Tempos atrás publicou, na primeira pagina, a famosa ficha do DOPS de Dilma. Todos sabem que essa ficha é uma falsificação grosseira que circulava muitos meses como SPAM na internet. Nem vamos nos aprofundar nos detalhes dessa calhordice, que é por demais conhecida.

2- Depois mandou uma repórter ao Rio Grande do Sul fazer levantamento acerca da famosa lojinha de 1.99 em que a candidata petista teria sido sócia em 1995 em Porto Alegre. Essa alegoria do jornalão serrista não deu em nada. Já tratamos sobre isso aqui mesmo neste blog botocudo.

3- Num esforço internacional a Folha de S. Paulo enviou um repórter até a Bulgária para tentar descobrir algo desabonador contra o pai ou um meio-irmão de Dilma. Mais um tiro n’água. Também já tratamos desse episódio insólito aqui no blog.

4- Na semana passada nova reportagem mal ajambrada veio a lume. Uma coisa bizarra. Novamente manda um repórter a Porto Alegre para entrevistar um agente da ditadura, um informante da chamada “comunidade de dedurismo” que diz ter sido encarregado de vigiar Dilma Rousseff logo depois que foi libertada em São Paulo e se fixou no estado sulino. Mas bah!... esse cidadão foi expulso da Brigada Militar, anos depois, por... acreditem... furto de tijolos. Esse é o perfil do sujeito que a Folha dá voz em suas matérias políticas. Veja detalhes sobre isso aqui.

5- Desde a semana passada circulam na internet noticias a respeito de um grupo de jornalistas da Folha afundando o carreiro na UNICAMP. Estão atrás de informações sobre um episódio ocorrido em 1968, em que uma jovem militante da resistência à ditadura militar que grassava no Brasil naquela época morreu acidentalmente, ao que tudo indica de um tiro disparado por uma companheira. Os detalhes dessa história já foram publicados pela própria Folha, em 1998 - o texto publicado naquela ocasião pode ser visto aqui. Estão a requentar uma noticia, pois não?... mas parece que agora querem adicionar mais temperos no angu. Não podemos descartar a hipótese de que pretendam jogar o cadáver no colo de Dilma.

Esperemos pois os próximos capítulos dessa novela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário