* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Em São Bento temos um aprendiz de PIG – um PIGuinho

Faço uma rápida explanação introdutória para os leitores deste blog que não são da nossa charmosa vila botocuda aqui. O jornal de maior circulação aqui na cidade é o diário A GAZETA (1). Pertence a uma família tradicional, que tem múltiplos negócios em varias áreas, mormente ligadas ao comercio.

Como os próceres do PIG nacional, a família dona do tablóide(2) do qual nos ocupamos, também é ligada diretamente à política, local e regional. Transitam por diversos partidos, mas com ênfase pelo PMDB, sardinha para a qual quase sempre puxam a brasa. Também como seus irmãos maiores da PIGagem nacional, querem (hora sim, hora não) transmitir um ar de isenção, que não tem.

Praticam um jornalismo fraco, com abordagens superficiais em sua maioria e não adotam a pratica de se posicionar através de editorais. Não raro publicam noticias incompletas, informando fatos genericamente, sem nem mesmo informar ao leitor onde a coisa se deu, nem fornecendo a identidade das pessoas envolvidas no evento noticiado ou outros detalhes relevantes. As paginas esportivas ocupam quase a metade das edições. Talvez isso seja de agrado dos leitores. Não queremos entrar nesse mérito.

Pois bem, na edição de hoje fizeram uma reportagem cobrindo duas visitas feitas ontem pelo prefeito em exercicio à obras publicas, municipais por suposto. No caso, o prefeito em exercício é o vice-prefeito Flávio Schuhmacher (DEM) que aproveita o momento do cargo para dar visibilidade à si, ao seu partido e talvez projeção ao seu candidato ao governo estadual.

Ai o jornal fez assim: na vistoria que o prefeito fez ao canteiro das obras de construção de casas populares, um programa do governo federal conduzido aqui pela CEF – Caixa Econômica Federal e uma empresa privada local (o que é bom), não informaram isso aos seus leitores. Fizeram de conta que a obra é da Prefeitura Municipal e melhor, deitaram falação tecendo loas ao próprio vice-prefeito (e ao seu partido?) com um corolário de explanações técnicas meio deslocadas no contexto da noticia. Uma coisa sem pé nem cabeça.

Veja na figura abaixo – CLIQUE QUE AMPLIA – Note que a leitura das colunas deve seguir a seguinte ordem: A, A1, B, B1, C, C1

Assim vamos indo!...

NOTAS

(1) Cobram taxa para leitura de suas matérias online à guisa de assinatura, por isso o leitor do nosso blog botocudo não vai poder fazer uma melhor avaliação, infelizmente.

(2) não tem conotação pejorativa nenhuma, pois o jornal é impresso em formato de meia pagina, conhecido como formato “tablóide”.

3 comentários:

  1. É caros amigos...
    só quem mora na Vila e presencia acredita que isso ocorre realmente, como diria um personagem da Globosta:
    - Amigos, eu vi !

    Quando o PRefeito voltar as cacetadas ao Govrno Municipal voltam... podemos aguardar !

    hehehehehehe

    Bjo Henry !

    ResponderExcluir
  2. Sabe, eu acho que é um informe publicitário. Não é realmente uma matéria. Só que eles não avisam.

    ResponderExcluir