* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Greenpeace - para Belo Monte alta mobilização, para a British Petroleum, nada

Em sites gerais de noticias não ambientalistas está se divulgando largamente a barbeiragem da BP (British Petroleum) que resultará em um dos maiores desastres ambientais nos EUA, quiça do mundo em todos os tempos. Mas se você for procurar nos sites do Greenpeace, tanto no Brasil como o internacional quase não se vê referências nenhuma ao que está acontecendo no Golfo do México. Tem que garimpar muito nesses sites para achar alguma coisa a respeito do fato.

Será que desastre ambiental provocado por ingleses não são tão importantes como possíveis danos que uma hidrelétrica brasileira pode provocar ao meio ambiente?... Se tivesse ocorrido um acidente com a Petrobrás e tivesse vazado 1% do que já vazou no Golfo, esses senhores do movimento ambiental internacional com certeza já estariam batendo bumbo na cabeça do Cristo Redentor.

Quase um mês inteiro depois do inicio do vazamento da BP no Golfo do México, no dia 20 de maio, OITO (8) ativistas do Greenpeace colocaram, em frente a sede da companhia em Londres, uma bandeira com o logo verde, amarelo e branco da BP manchado de negro (foto que ilustra esse post), simbolizando o vazamento, que aconteceu em 22 de abril passado, pela explosão e posterior afundamento da plataforma Deepwater Horizon. Também é dessa data a primeira nota sobre o acontecido no site internacional da organização ativista. Engraçado, essa organização ambientelista que sempre é tão atuante quando se trata de problemas em outros países, notadamente no terceiro mundo, ficam quietinhos quando a coisa é em seu quintal.

Também não jogaram um caminhão de bosta no portão da companhia britânica ou no Palácio de Buckingham. No site brasileiro do Greenpeace saiu apenas essa nota lacônica sobre o ocorrido, em 27 de maio, 35 dias depois do inicio do vazamento.

Se fosse com a Petrobrás, um acidente com 1% dessa gravidade, estes mesmo ativistas alinhados à nossa velha e ciosa mídia (PIG) - sempre a soldo a interesses ocultos do norte, a essa altura já teriam exigido a cabeça do presidente da estatal, Sergio Gabrielli. Já teriam tratado o Lula como um frouxo e pedido seu impedimento também. Certamente (100% de certeza) o senador botox do Paraná já teria pedido uma CPI.


Comentário extra:

Eu sou naturalista a vida inteira, mais exatamente desde a década de 1980, mas tenho duvidas eternas com essas grandes ONGs internacionais. Tudo começou quando fiquei sabendo que a The Nature Conservancy (TNC) através de um preposto brasileiro, a ONG curitibana (na época uma ONG incipiente e nanica) SPVS (Serviço de Proteção à Vida Selvagem) compraram quase a metade do território do município de Antonina PR, supostamente para transformar numa "reserva" natural. O aporte pecuniário para possibilitar essa compra veio da General Motors (dos EUA), da The Texa Company (Texaco, hoje Chevron) e da AEP American Energy and Power. Bem se vê que tem gato nessa tuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário