* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Hanomag 1939

CLIQUE PARA AMPLIAR

Tirei esse anuncio de uma revista Volk und Welt, que herdei da biblioteca de meu avô. Ele tinha uma coleção completa dessas revistas, de 1935 a 1939. Era uma espécie de National Geographic alemã de orientação nazista. A coleção não era do meu avô originalmente mas de um amigo dele, um artista plástico, que havia mudado daqui de São Bento para São Paulo e não quis levar muitos de seus livros. O ultimo nº da coleção é exatamente de setembro de 1939, inicio da guerra européia. Essa coleção está comigo hoje, não que eu apologize o nazismo, pelo contrario, mas por motivação histórica e sentimental.

Esse carro que está no anuncio, foi lançado em 1939, como uma alternativa ao Volkswagen. Na verdade foi uma conseqüência de um projeto do próprio que não havia sido aprovado.

Como a 2ª Guerra Mundial estourou naquele ano, poucos desse modelo foram produzidos.

A Hanomag foi uma das principais fabricas alemãs de locomotivas, até o inicio da década de 1930, quando quase faliu devido ao caos da economia alemã da Republica do Weimar. Foi absorvida por um conglomerado siderúrgico na década de 1930 e soerguida parcialmente quando produziu automóveis até o inicio do conflito, quando começou a produzir, caminhões militares, tanques e peças de submarinos.

Depois da guerra a empresa se concentrou em produzir caminhões e tratores. A divisão de tratores foi absorvida pela Massey-Ferguson em 1968 e de caminhões pela Daimler-Benz na mesma época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário