* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 10 de abril de 2010

Concorrência? Nada, com as teles é só na pressão….


Acaba de ser revelada a razão pela qual o governo não bateu ontem o martelo no Plano Nacional de Banda Larga. É que as teles sentiram a pressão e agora estão começando a dizer que é possível chegar aos preços previstos pelo Governo com a criação da rede pública de internet. Hoje, a Oi apresentou aos Ministros Paulo Bernardo, do Planejamento, e Erenice Guerra, da Casa Civil, um plano para entregar a conexão de banda larga – a velocidade não foi informada - entre R$15 e R $ 35. Se a velocidade não for ridícula, começou-se a chegar em um preço justo.

É curioso que, por meses a fio, as teles diziam que esse preço não podia ser praticado, porque havia carga tributária alta e custos pesados para gerar capacidade de acesso.Hoje, o plano de banda larga sem fio (se é que se pode chamar de banda larga uma conexão que promete 300 kbps e entrega 10% disso) custa R$ 69. Como não se supõe que a Oi esteja fazendo caridade, o plano é a prova de que os custos podem cair, no mínimo, à metade.

Não existe livre concorrência num mercado oligopolizado. Os preços só vão baixar se houver pressão do poder público. E pressão é tudo que a Anatel não faz com as teles.


Livre concorrência, com as teles, é só na pressão.


Pescado do Brizola Neto, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário