* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

E agora Globo?... como te sairás dessa?


Rainha-mirim da Viradouro rende polêmica até na CNN

Por Redação Yahoo! Brasil


A polêmica envolvendo a menina Júlia Lira, que aos 7 anos ganhou o status de rainha da bateria da Viradouro, corre o mundo. Sites dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Portugal divulgam a história da criança, que pretende desfilar no posto que, normalmente, é ocupado por mulheres sensuais em trajes microscópicos. Até a CNN, com uma reportagem de 4 minutos, entrou na discussão.

O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca) tenta impedir o desfile de Júlia, por entender que a função teria "uma sexualidade intrínseca". Júlia é filha do presidente da Viradouro, Marco Lira. Ele diz não ver problema algum na exposição da menina e enfatizou que mandará para o Cedca a fantasia dela. O carnavalesco Edson Pereira, criador da fantasia de Júlia, admitiu que sua maior preocupação era a de "vesti-la como uma criança".

Mônica Lira, mãe da menina, também disse não vê nada de errado no fato de Júlia desfilar como rainha da bateria - uma função que, como descreve a reportagem da CNN, visa empolgar os ritmistas pela avenida. Juliana Paes e Luma de Oliveira, por exemplo, já foram rainhas de bateria da Viradouro. "Eu tenho muito orgulho da Júlia", disse Mônica à revista Época. "Ela gosta de plateia. Quanto mais gente, melhor."

Júlia cursa a 3ª. série do Ensino Fundamental e, como qualquer outra menina de sua idade, ainda brinca de bonecas. A reportagem da CNN foi filmada num sábado, às 3h da madrugada, como ressalta o jornalista. Havia mais de seis mil pessoas na quadra da Viradouro. Júlia sambou no palco, na frente de todos. No vídeo, ela parecia mais à vontade dançando em casa, na companhia das amiguinhas da mesma idade.

Comentário

Agora quero ver como a Globo vai se sair dessa. Logo ela, tão ciosa e critica quanto a exploração de crianças e pedofilia pela Internet - que é o que ela, Globo, quer demonizar sempre com esse bordão.

A imprensa internacional está deitando e rolando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário