* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Povo bonito, cerimonia mágica



CLIQUE PARA AMPLIAR

Esta foto, para mim, é a de maior significado do dia. É a cerimônia de purificação indígena, na qual o presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, recebeu um bastão que simboliza a sua condição de líder da comunidade indígena. Uma mulher idosa e uma menina conduzem o escolhido em danças e ritos ancestrais que percorrem os quatro cantos do milenar templo de Kalasasaya (forte da pedra parada, na língua aimara).

O ritual, reza a tradição indígena, purifica e prepara para exercer o comando.


Morales falou em três línguas: Aimara, quechua e espanhol. Falou:


A partir deste local milenar nasceu uma nova luz, uma luz de esperança para o povo boliviano e para a humanidade,que emerge das pessoas que nunca esqueceram os seus antepassados, lembrando sempre a maneira de viver com solidariedade e, especialmente, em harmonia com a Mãe Terra.”


Disse “... os povos devem estar de pé, nunca de joelhos ante o capitalismo...e não é simples livrar-se da herança colonial, entre eles a corrupção”. E que “...o colonialismo permitiu o saque dos recursos naturais da Bolívia e sempre discriminou aos indígenas”.


Agora, o mundo terá que vê-los, a Evo Morales e aos bolivianos como o povo altivo e independente que são.


Eu, henry, também já me purifiquei no Templo Sagrado de Kalasasaya, a lado da Pirâmide de Acapana, em Tiahuanaco, na Puna andina. É uma experiência mágica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário