* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CNN tece loas à Cuba por sua atuação no Haiti

Sempre que me envolto em discussões político-ideológicas com meus amigos de boteco, nunca demora mais de 10 minutos para que meus interlocutores puxem aquela máxima de “... mas vai me dizer que você acha que em Cuba... isso... em Cuba aquilo... em Cuba é uma miséria... e por ai vai.

Bem, mas no Haiti, ao invez de mandar um Ministro da Defesa fantasiado de palhaço, os Cubanos mandaram equipes médicas de altíssimo gabarito.

Vejam voces mesmos:

Esse video é da CNN, pra ninguém me vir aqui dizer que é coisa de “comunista”.

Não sei como legendar um vídeo do VocêTuba, mas temos uma tradução livre do que o repórter fala:

“Há muito poucos lugares onde os haitianos podem ir quando precisam de cuidados médicos urgentes no centro da cidade. No entanto, encontramos uma: o Hospital La Paz, operado pelo pessoal médico cubano aqui no Haiti, juntamente com equipes da Espanha e América Latina ”


“E é incrível ver: Eles estão dando atendimento de qualidade aos feridos graves, média de seiscentos a setecentos pacientes por dia e fazem várias dezenas de cirurgias diariamente. Tem três centros cirurgicos que trabalham em turnos redondos, 24 horas por dia, sete dias na semana e é um dos poucos lugares em toda a cidade onde os haitianos podem ser atendidos com uma chance razoável de sobreviver ”


“Nós vimos muitas lesões traumáticas lá. Eu não sei quantas vezes vimos amputações, fraturas expostas, ferimento sgraves. No entanto, estas equipes médicas pressionadas pela emergência, encontraram maneiras de cuidar de todos, apesar da critica falta de suprimentos - suturas, oxigênio, anestésicos e água - de que necessitam para isso. Eles compensam a falta de abastecimento com aquilo que chega da Espanha ou enviado de lá (da ilha - Cuba) e tudo funciona de maneira muito organizada.” Steve Kastenbaum CNN Haiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário