* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Magno & Flavio - Prestação de Contas


A administração municipal de São Bento do Sul acaba de publicar um panfleto em forma de jornal intitulado Equipe MAGNO & FLAVIO – Um ano de desenvolvimento, a guisa de prestação de contas de sua atuação durante o exercício de 2009. A publicação, em formato de tablóide, tem 16 paginas em que desfiam um rosário de artigos que mais parece tratar da prática de ocultismo: tentam provar ações (milagres e feitos) de santos, querubins e pomba-giras, coisas que pouca gente viu... só os iniciados ou os possuídos.

Não há por parte desse blogeiro nenhuma reserva à administração municipal querer mostrar suas realizações e manter um canal de comunicação aberto com a população, mas o que temos aqui não passa de truques de ilusionismo. Desse jeito já estão forçando a amizade, visto que é um material que beira as raias do desrespeito. A população é tratada como indigente intelectual (e/ou cultural) a medida que brindam o sãobentense com uns artigos completamente ridículos - sem pé nem cabeça, verdadeira orgia de obtusidades.

A edição completa tem 36 blocos informativos, alguns com subtítulos. Desses, a absoluta maioria não relata nenhuma realização concreta e se limita a tecer promessas para implementação futura das ações... no(s) próximo(s) ano(s). Coisas que ardentemente ainda se espera acontecer.

Os títulos são por vezes completamente dissociados com o que é apresentado no texto. Os autores devem estar contando com a preguiça mental dos leitores, aqueles que só lêem os títulos e passam batidos pelo texto, como a grande mídia faz amiúde para enganar o povo de maneira geral.

No caso da Saúde (pg. 3), por exemplo, o sub-titulo é: “Doze equipes”, referindo ao programa ESF - Estratégia de Saúde da Família, um programa muito bom por sinal, um dos eixos fundamentais da ação do setor público na área de saúde, instituído a nível federal desde a década de 1990. Pois bem, lendo o texto ficamos sabendo que em “meados de novembro” (de 2009 por suposto), uma equipe de ESF passou a operar no bairro Vila São Paulo, a oitava no município. Lendo mais descobrimos que em janeiro de 2010 esperam que a 9ª equipe comece a atuar na Urca, outra depois, em Mato Preto, está prevista para junho de 2010... “atingindo assim dez equipes” e ainda que outras duas são previstas pra ser montadas até dezembro do ano que vem. Tenho uma pergunta a fazer: Por que então não esperam para colocar essa falácia toda só no boletim do próximo ano? Além disso, o artigo leva à mais uma pergunta seguinte: Já existiam então sete (7) equipes formadas ao inicio da atual administração?... Minha nossa... Vejamos: já haviam sete(7), em 2009 começou atuar mais uma (em meados de novembro). E em 2010 então teremos mais quatro (4), o que nos levará às doze (12)... Isso!?

Outro bloco completamente bizarro e surreal é o que nos informa que “Ações da Prefeitura diminuíram os casos de Gripe A no município” (pg. 2). Esse é hors concours: Ficamos sabendo que entre 8 de agosto e 11 de setembro (a data do fechamento do período deve ter sido escolhida em memória ao ataque às torres gêmeas) foram realizados 1.559 atendimentos (804 consultas médicas + 755 procedimentos de enfermagem) e que por causa dessa “ação rápida por parte da Prefeitura [?...] resultou num menor numero de pessoas infectadas pelo vírus”. Ora, façam-me o favor... o que acham que somos?... otários completos? Nenhum descritivo das ações, nenhum dado estatístico local a respeito da pandemia de gripe A, nada. Só essa mistificação.

Na pagina 12 há uma foto ilustrando o bloco que trata da feira Ambiental. Essa foto retrata exatamente o que foi esse evento: um fracasso de publico, um fracasso de expositores, um fracasso de organização... tudo às moscas. Ainda não há uma definição final de como essa exposição se estruturou do ponto de vista de sua viabilização econômica. Ainda vamos ouvir falar nisso. Só se sabe que a PMSBS celebrou um contrato com a Promosul (com dispensa de licitação) de R$ 240 mil, a guisa de “aluguel”. Bem, mas isso não está no panfleto de prestação de contas de que hora nos ocupamos.

Temos também platitudes genéricas como uma abstração chamada “Desenvolvimento sustentável” (pg.13) num quadro que não diz absolutamente nada. Vejam que objetividade: “O principal intuito do programa (?...a coisa tem um nome: “Ecoatitude”) é espalhar a idéia do respeito ao meio ambiente e melhora da qualidade de vida”. Isso mesmo minha gente, a PMSBS vai ser o grande foco irradiador desses conceitos dos quais as pessoas nunca ouviram falar. É, nos tratam como verdadeiros idiotas mesmo.

E assim vai... só esperanças e mais esperanças, é tudo que podemos extrair desse estranho arrazoado.

Josef Goebbels, ministro de propaganda alemão na época do regime nazista, teria dito a frase célebre: U’a mentira dita cem vezes, se tornará uma verdade“. É o que se procura aplicar agora, aqui na nossa formosa vila serrana.

Voltarei a esse tema aqui no blog, pois acho que isso ainda vai render.

Nenhum comentário:

Postar um comentário