* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Luis Henrique da Silveira também tá enrolado


Dezembro 14, 2009 por Rômulo Mafra

matéria publicada no jornal Diário do Litoral (o prá lá de famoso Diarinho) deste final de semana:

Quando a fase não é boa, parece que atrai ainda mais desgraça. Depois do indiciamento do vice-governador Leonel Pavan (PSDB) pela Polícia Federal, a Corte Especial determinou o envio para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) da ação civil pública por improbidade administrativa contra o governador Luiz Henrique da (PMDB). O objetivo é fazer com que tal ação, referente ao período em que LHS era prefeito de Joinville, seja processada e julgada no STJ.

O governador havia pedido ao tribunal que extinguisse a ação, por considerar que o judiciário de Joinville não teria competência para julgar o caso. O relator do processo, ministro Teori Albino Zavascki, no entanto, acolheu apenas em parte o pedido. O ministro reconheceu que a competência do caso em questão é do STJ, mas não extinguiu a ação. Em vez disso, solicitou que os papélis fossem para o STJ.

Segundo a defesa do governador bigodudo, o bagrão-mor não poderia sofrer uma ação de improbidade por atos que também configuram crimes de responsabilidade, já que a comarca de Joinville não teria como avaliar bem o caso.

Segundo o ministro, no caso de governador de Estado, a Constituição assegura: em crimes comuns quem julga é o STJ e nos de responsabilidade é a Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário