* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Velha Republica - 1

Depois dos períodos conturbados da proclamação da republica pelos militares brasileiros e dos dois primeiros presidentes marechais, começou a era dos presidentes civis paulistas.

Não havia sucessão, quem escolhia, resolvia e decidia quem seria o candidato (apenas um) era o Partido Republicano. Muitos se queixavam, os candidatos eram sempre de São Paulo (fora a absorção pela ambição dos marechais das Alagoas), só depois do terceiro paulista viria um mineiro.

Foi um puro acidente político, que resistiu apenas 2 anos e meio, o presidente que veio mudar a rotina, mudou mesmo, mas com a sua morte. Era Afonso Pena, que morrendo em 15 de junho de 1909, levou mais um vice a presidência. Sendo que esse, Nilo Peçanha, transformaria tudo. Principalmente por causa da inimizade (verdadeiro ódio) com Rui Barbosa.

A primeira candidatura Rui Barbosa ocorreu em 1910, com Nilo Peçanha na presidência. E fazendo o possível e o impossível para eleger (e conseguiu) seu Ministro da Guerra, Hermes da Fonseca. (Sobrinho do primeiro presidente da República).

Isso durou até 1930, sem disputa, sem concorrência, com as eleições tão fraudadas que ninguém conseguia explicar como aceitavam. Em 1930 Getulio Vargas virou a mesa e passou ele próprio a dar as cartas.

http://www.tribunadaimprensa.com.br/

http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/governo-afonso-pena.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário